A Amarante vem consolidando uma estratégia que vai além do turismo de lazer. A empresa anunciou novas metas ESG (Environmental, Social and Governance) com o objetivo de encerrar 2025 com resultados expressivos e duplicar seus indicadores até 2030. O plano está alinhado aos princípios do Pacto Global da ONU, iniciativa que reúne companhias comprometidas com práticas responsáveis em direitos humanos, meio ambiente e ética corporativa.
Na área social, a Amarante intensifica programas voltados à capacitação e inclusão. Até o fim de 2025, pretende atingir 1 mil pessoas de comunidades e fornecedores locais com o Programa de Formação Amarante, contabilizar 2,5 mil horas de trabalho voluntário e garantir que 50% dos cargos de liderança sejam ocupados por mulheres e 70% por pessoas negras. Além disso, planeja ofertar 30 mil horas de treinamentos focados em segurança e saúde de colaboradores e hóspedes — metas que contribuem diretamente para os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU.
“Queremos gerar impacto real, tanto em nossos empreendimentos quanto nas comunidades com as quais nos conectamos. Acreditamos que para construir um futuro regenerativo, precisamos da participação de todos e de uma estratégia consolidada com propósito de transformação”, afirma Maria Luiza Romão, gerente de ESG da Amarante.
O plano para 2030 é ainda mais ambicioso: capacitar 4 mil pessoas, certificar 100% dos grandes fornecedores como sustentáveis, realizar 10 mil horas de voluntariado e atingir 170 mil horas de treinamentos internos. A companhia também prevê uma liderança equilibrada entre mulheres e pessoas negras. “Acreditamos que o futuro reside na diversidade. Assim, a Amarante assume compromissos públicos, garantindo diversidade e inclusão em sua plenitude até o final de 2025”, complementa Hugo Chaves, coordenador ESG e Social da rede.
Pilar Ambiental
Entre as metas ambientais, a Amarante busca otimizar o uso de água e energia, reduzir emissões de gases de efeito estufa, diminuir o envio de resíduos a aterros e promover a conservação de ecossistemas marinhos e terrestres. Até o momento, a rede já recuperou 16,71 hectares de biodiversidade local e cultivou mais de 2 mil corais, atingindo 83% da meta prevista para 2025. A empresa também evitou o envio de 220 toneladas de resíduos a aterros no segundo trimestre e deixou de gerar 2,7 mil toneladas de plásticos de uso único desde 2023.
Na frente energética, foi implantada uma fonte de autogeração renovável que abastece a expansão do Japaratinga Lounge Resort, alcançando 100% da meta de 2025.
Diversidade, inclusão e comunidades
A companhia registrou avanços importantes na diversidade: 67% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres e/ou pessoas negras — o equivalente a 96% da meta estipulada. Para engajar hóspedes, ações de comunicação sobre diversidade e inclusão foram implantadas em televisores de quartos e áreas comuns dos resorts.
No campo social, 924 pessoas de comunidades locais já foram capacitadas, representando 92% da meta anual. As iniciativas de voluntariado corporativo somam 1,4 mil horas de trabalho e impactaram 884 pessoas, alcançando 58% do objetivo previsto para o ano.
Pilar Governança
Em governança, a Amarante trabalha para conquistar a certificação Empresa B, que reconhece negócios comprometidos em equilibrar lucro e propósito. A empresa também vem ampliando treinamentos e a adesão de colaboradores e fornecedores ao Código de Ética, reforçando transparência e responsabilidade.
Ao integrar o Pacto Global da ONU, a empresa reafirma seu objetivo de promover um turismo que gera oportunidades, valoriza a diversidade e contribui para um futuro mais sustentável.
(*) Crédito da foto: Divulgação/Amarante















