Anantara aposta em ecoturismo no CambojaHóspedes têm experiência próxima das florestas locais

A Anantara Hotels, Resorts & Spas, que recentemente assumiu o The Marker Hotel, faz ações de cunho socioambiental no Camboja. Isto se dá por meio do projeto Cardamom Tented Camp, situado na cordilheira Cardamom, no sul do país asiático. Trata-se de um acampamento que tem como objetivo reverter parte da receita para financiar guardas florestais da região. 

O projeto faz parte de uma política da empresa em buscar parcerias com comunidades locais e promover a conscientização cultural entre os hóspedes. A ideia é promover um intercâmbio cultural. 

Além de lidar com os efeitos adversos das mudanças climáticas, as florestas cambojanas foram devastadas por madeireiros e caçadores ilegais, além de sofrer com retiradas irregulares de areia. O Cardamom Tented Camp confia às organizações, selecionadas de forma criteriosa, o direito e a responsabilidade de proteger e gerenciar as “concessões” de floresta. Desde 2014, a concessão de terras nas quais o acampamento se encontra foi financiada pela organização de caridade de Anantara, a Golden Triangle Asian Elephant Foundation (GTAEF). 

Anantara: hóspedes fazem "patrulha"

A maioria dos funcionários é da aldeia vizinha de Trapeang Rung – alguns antigos caçadores ilegais que se converteram em conservacionistas. Eles agora se beneficiam de maior estabilidade e renda mais estável, protegendo os animais que costumavam caçar.

Os hóspedes do acampamento podem ainda se juntar aos guardas florestais Khmer em patrulhas na selva para limpar armadilhas e proteger a vida selvagem e a madeira contra caçadores ilegais. Outra opção, é relaxar no convés da barraca, assistindo uma família de macacos-macacos percorrendo o dossel em frente à estação do café da manhã. O acampamento recentemente adicionou viagens que incluem uma noite na selva profunda em barracas de árvores de tração. Essas viagens de aventura estarão disponíveis a partir de novembro deste mês.

O acampamento é ambientalmente sustentável por completo. As garrafas de plástico são proibidas e o sistema de energia solar fornece toda a eletricidade. O material utilizado é reutilizado e reciclado. Os viajantes podem esperar um acampamento de 3 estrelas com camas, móveis de bambu e vime resistentes, ventiladores elétricos e banheiros com água quente e chuveiros.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Anantara Hotels & Resorts