Na programação de palestras da Anuga Select Brazil 2025, a Dra. Alessandra Gaidargi, diretora de Conteúdo da Nutri Lover, abordou alternativas saudáveis de A&B (Alimentos & Bebidas) fora do lar — tema que traz reflexões relevantes para o setor hoteleiro.
“A alimentação fora de casa pode ser saudável, mas também precisa proporcionar prazer. Não se trata de enxergar o alimento como remédio, e sim como uma forma de preservar a saúde física e mental. E é possível alcançar esse equilíbrio de maneira sustentável”, afirmou Alessandra.

Uma das estratégias destacadas pela palestrante para oferecer opções mais saudáveis nos restaurantes é a valorização das cadeias regionais de fornecimento, aproveitando a sazonalidade dos ingredientes como aliada.
Essa abordagem já vem sendo adotada por muitos empreendimentos hoteleiros, que têm procurado trabalhar com produtores locais em busca de opções menos industrializadas e com maior potencial de personalização. “Hoje, a origem dos alimentos é um dos critérios mais valorizados pelos consumidores — e isso precisa ser respeitado”, destacou.
Personalização e inclusão
Durante sua apresentação na Anuga Select Brazil, Alessandra também reforçou a importância da personalização nas experiências gastronômicas. “Todos os setores que lidam com alimentação devem ter em mente que quem aceita o diferente atende quem é diferente”, analisou.
Ela também apontou para uma tendência de crescimento no setor. “Devemos ver um aumento de 40% em negócios inovadores na alimentação. As pessoas querem viver experiências novas — e a comida é cultura. Quando esse entendimento se consolidar, novas oportunidades surgirão”, concluiu.
(*) Crédito das fotos: Lucas Barbosa/Hotelier News