A cerca de 45 minutos de São Paulo, Atibaia vem se consolidando como um destino com potencial para lazer e eventos. O município, que atigiu ocupação hoteleira de 65% em 2023, após receber 1,5 milhão de visitantes, atingiu a marca de 7 mil leitos de hotéis e vem atraindo mais investimentos para o setor.

Bruno Leal, secretário Municipal de Turismo de Atibaia, afirma que a cidade tem incentivos fiscais para empreendimentos hoteleiros e centros de convenções. Recentemente, o destino promoveu uma mudança no plano diretor com foco em preservar suas belezas naturais, potencializando assim não apenas quem vai se hospedar, mas também o day use.

“Nossa localização estratégica que abraça dois aeroportos interacionais e 44 milhões de habitantes em um raio de 150 quilômetros nos coloca em posição favorável para o turismo”, diz Leal. Hoje, a cidade conta com 41 empreendimentos hoteleiros, sendo que em breve serão três deles de grande porte. “Após a pandemia, as viagens curtas aumentaram e estamos aproveitando esse comportamento do viajante”, acrescenta o secretário.

Novos investimentos

Um exemplo de investimento é o Wyndham Ilhas de Atibaia, que tem a primeira frase prevista para ser entregue em março de 2027. O projeto de multipropriedade contará com 481 apartamentos, open mall com mais de 30 lojas, polo gastronômico, piscina para surf, beach club, adventure park e um centro de convenções. O complexo também abrigará uma praia artificial.

“Essa parceria vai evidenciar o destino Atibaia para o turismo. A participação de uma bandeira internacional com amplo poder de distribuição reforça a importância da marca para a cidade. Estamos muito satisfeitos pela confiança e parceria, e certos do sucesso do projeto! A Wyndham tem como estratégia sua expansão pelas cidades brasileiras com o foco em fomentar o turismo pelo interior do país. Isso faz parte dos nossos objetivos”, comenta Maria Carolina Pinheiro, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Wyndham Hotels & Resorts para a América Latina.

“A parceria com a Wyndham Hotels & Resorts reforça nosso compromisso em transformar Atibaia em um dos principais polos de turismo, laser e eventos do país. Com uma localização estratégica, o Ilhas de Atibaia oferece uma experiência única que combina conforto, entretenimento e proximidade com as grandes metrópoles, contribuindo para o crescimento contínuo do setor na região”, complementa Luiz Roberto Pelosi de Oliveira Junior, CEO do Ilhas de Atibaia.

Com a assinatura desse novo empreendimento, que será o primeiro da Wyndham na cidade de Atibaia, a empresa já soma neste ano seis novos contratos. Os outros cinco projetos foram assinados nos estados de Goiás, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pará e no Distrito Federal.

Atualmente, a Wyndham soma 36 hotéis em operação com oito de suas 25 marcas. São cerca de 8 mil quartos no Brasil. Na região América Latina e Caribe a rede já ultrapassa os 260 empreendimentos.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Wyndham Hotels & Resorts