Atlantis Paradise Island - tartarugas50 filhotes já nasceram no resort esse ano

Localizado nas Bahamas, o Atlantis Paradise Island desenvolve um amplo programa de preservação de tartarugas marinhas. A iniciativa visa inspirar a conservação marinha, bem como estimular a pesquisa e a educação ambiental. Uma vez no empreendimento, hóspedes podem não só guiar os filhotes até o mar, como “adotar” um animal.

Todos os anos, as tartarugas marinhas verdes depositam seus ovos nas praias da Hibiscus Lagoon, aquário natural que fica nas dependências do resort. Em 2018, por exemplo, 50 filhotes nasceram lá, sendo lançados a seguir no oceano. Os hóspedes que se inscrevem no programa podem ter a experiência de ver tudo isso de perto, guiando os animais ao mar ao anoitecer (veja um vídeo abaixo)

Segundo os especialistas do Atlantis Paradise Island, que inaugurou este ano um novo restaurante, esse trabalho precisa ser feito de 24h a 48h após o nascimento das tartarugas. Essa é a melhor maneira de garantir que os animais se adaptem rapidamente ao ambiente natural do oceano. 

Atlantis Paradise Island: adoção

Além dos lançamentos de recém-nascidos, o resort, que integra o portfólio da Autograph Collection Hotels, da Marriott International, também oferece a oportunidade de adotar uma tartaruga marinha jovem e ajudar a liberá-la no oceano. No programa, os clientes escolhem um nome para o animal e podem depois fazem um mergulho de snorkel com elas em seu ambiente natural. No final do programa, eles ainda recebem um certificado oficial de adoção e fotos da experiência (veja o vídeo abaixo).

Uma parte da renda dos programas de lançamento e adoção de tartarugas é revertida à Fundação Atlantis Blue Project (ABPF). Organização sem fins lucrativos do Atlantis Paradise Island, a entidade se dedica a salvar espécies marinhas e seus habitats em Bahamas e no Caribe. A fundação mantém uma equipe de 165 especialistas, desde biólogos marinhos até especialistas em qualidade da água.

(*) Crédito da capa e da foto: Divulgação/Atlantis Paradise Island

(**) Crédito dos vídeos: Canal oficial/Atlantis Paradise Island