Na Europa, a sustentabilidade é um dos pilares já consolidados da B&B Hotels e, agora, essa política também está se estendendo para a operação no Brasil. Sob o comando da CEO Flávia Lorenzetti, que assumiu o cargo em setembro de 2022, a rede reforçou o foco em ações de preservação ambiental.

Por meio de uma parceria com a ONG Aldeias Infantis SOS, que cuida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o hóspede que optar por reutilizar uma toalha, além de contribuir com o meio ambiente economizando água, ainda ajuda a instituição, que recebe o valor que seria usado pelo hotel para a lavagem das peças. Além disso, todos os amenities individuais foram eliminados dos quartos com o objetivo de reduzir o impacto ambiental com embalagens. Shampoo, condicionador e sabonete agora são disponibilizados em dispensers.

A B&B Hotels global tem como compromisso reduzir ao máximo o impacto ao meio ambiente em todas as suas operações. Atualmente, a companhia está entre as que menos emitem pegada de carbono, com 2kg de CO2 por quarto a cada diária. Além disso, 81% de toda a eletricidade consumida pelo grupo em 2022 partiu de fontes renováveis.

Iniciativas

A B&B Hotels foi o primeiro grupo hoteleiro da Europa a eliminar 100% o uso de plásticos descartáveis nos quartos. As medidas começaram com os empreendimentos de Portugal e Espanha, resultando em economia de 52 mil kg de plásticos por ano. Até o final de 2023, as ações serão adotadas por todas as unidades do continente. No Brasil, a empresa segue os mesmos passos.

“Estamos nos estruturando para eliminar todo o plástico de uso único nas habitações no primeiro semestre de 2024. Serão cerca de 2 mil garrafas plásticas que deixarão de ser descartadas por mês”, afirma Flávia, pontuando que a rede vai encerrar esse ano com sete unidades no país.

“Nossa operação tem que ser mais sustentável como um todo. Queremos implementar medidas que reduzam cada vez mais a nossa pegada de carbono. Essa é a meta”, continua. No Brasil, a B&B Hotels já estuda como compensar a emissão de carbono na hospedagem, assumindo o compromisso de pagar a reposição pelo cliente.

Hotel sustentável

Nesse cenário, a rede acaba de abrir as portas do seu primeiro hotel 100% sustentável. Localizado na cidade de Guimarães, em Portugal, a nova unidade é a de número 700 do grupo. Erguido com uso mesclado de madeira e concreto, é o primeiro empreendimento de construção híbrida da Península Ibérica.

A combinação de materiais permitiu reduzir a pegada de carbono da construção em mais de 60% e o consumo de apenas um terço do concreto de uma obra tradicional. O chamado sistema CREE Building usa estruturas pré-fabricadas e padronizadas, que são rapidamente montadas no local, economizando tempo e otimizando recursos.

“Para construir o B&B HOTEL Guimarães, trabalhamos em estreita colaboração com os nossos parceiros para avaliar e minimizar o impacto no meio ambiente. Nosso objetivo era adotar uma abordagem econômica sustentável, priorizando materiais reutilizáveis”, explica Lucía Méndez-Bonito, CEO da B&B Hotels da Espanha e Portugal.

“A sustentabilidade está no centro das iniciativas da B&B HOTELS, que acredita que é possível construir uma sociedade mais consciente do seu papel para as futuras gerações”, finaliza Flávia.

(*) Crédito da foto: Divulgação/B&B Hotels