De acordo com estudo realizado pela ALTA (Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo), o turismo doméstico segue crescendo no Brasil. Isso porque os dados revelados pela pesquisa apontam que o país lidera nas rotas domésticas mais voadas da América Latina. O trecho Rio-São Paulo foi o que mais se destacou, registrando fluxo de 556,9 mil passageiros só em abril deste ano, crescimento de 5% frente a abril de 2023.

O levantamento aponta, ainda, que 38,8 milhões de passageiros aéreos viajaram na América Latina e Caribe em abril de 2024, 7,4% a mais do que em 2023. O mercado doméstico alcançou 20,5 milhões de passageiros, representando incremento de 5,1% na mesma base comparativa. Neste cenário, o Brasil se destacou, registrando 7,2 milhões de passageiros, crescimento de 4% se comparado ao mesmo mês do ano anterior.

A rota Porto Alegre-São Paulo também ficou entre os destaques nas rotas domésticas, com 347,2 mil passageiros, alta de 3% em relação ao ano passado. Em seguida, aparecem as rotas de Brasília-São Paulo, com crescimento de 11%, Belo Horizonte-São Paulo (4%), Recife-São Paulo (22%), Curitiba-São Paulo (13%), e São Paulo-Salvador (4%).

Incentivo

O MTur (Ministério do Turismo) tem atuado para incentivar o turismo doméstico. Uma das ações, intitulada Conheça o Brasil: Voando, é fruto da parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) e as principais companhias do setor para estimular a atividade turística, que vem de resultados positivos no primeiro trimestre deste ano.

O programa envolve a ampliação da oferta de novos voos e rotas, a possibilidade de stopover, adesivagem de aviões com imagens de destinos nacionais e a divulgação de áudios nos aviões, estimulando visitas a atrativos do país.

Já o Conheça o Brasil: Realiza permite o acesso de correntistas do Banco do Brasil a uma linha de crédito voltada à aquisição de serviços turísticos, com condições diferenciadas. O trabalho do MTur também engloba o Conheça o Brasil: Cívico. A iniciativa, que motiva estudantes, professores e pesquisadores a visitarem destinos conectados à história brasileira, tem um projeto-piloto desenvolvido em Brasília e cidades do entorno da capital federal.

(*) Crédito da foto: Pixabay