sexta-feira, 5/setembro
InícioNEGÓCIOSMercadoBrasil recebe mais de meio milhão de turistas internacionais com recorde de...

Brasil recebe mais de meio milhão de turistas internacionais com recorde de gastos

Entre as principais nacionalidades que visitaram o Brasil em 2024 até o momento, os dados da pasta destacam três.

De janeiro a outubro de 2024, por meio do turismo de estrangeiros, cerca de US$ 6 milhões foram injetados na economia do Brasil, segundo o MTur (Ministério do Turismo). Este foi o maior valor registrado na série histórica, que começou em 1995.

O resultado mostra crescimento de 5,9% em comparação com mesmo período no ano passado, superando até mesmo o que foi arrecadado durante a Copa do Mundo em 2014. Na prática, são quase R$ 35 bilhões circulando em áreas como alimentação, hospedagem, serviços e na economia informal.

Ao todo, nos 10 primeiros meses do ano, mais de 5,4 milhões de turistas internacionais foram atraídos ao país. O valor é 13% maior que o observado no mesmo período de 2023.

Recentemente, um estudo da Phocuswright trouxe o Brasil como principal destino turístico na América Latina atualmente.

Nacionalidades

Entre as principais nacionalidades que visitaram o Brasil em 2024 até o momento, os dados da pasta destacam três. Entre eles, estão Argentina (1,58 milhão de visitantes no acumulado), Estados Unidos (572,3 mil visitantes) e Chile (518,3 mil visitantes).

De forma geral, países europeus como Portugal, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha compõem a soma. Em conjunto, estes somam 829,3 mil turistas.

Análise em outubro

Também de acordo com dados do MTur, em parceria com a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) e Polícia Federal, outubro teve recorde de visitantes estrangeiros. Ao todo, o país contou com mais de meio milhão de turistas internacionais, sendo o melhor resultado desde a série histórica iniciada em 1989.

Em números absolutos, foram 508,7 mil chegadas de estrangeiros a turismo em terras brasileiras. Em comparação com 2023 e 2019, as altas foram, respectivamente, de 24,1% e 23,1%.

Nos recortes regionais, São Paulo aparece como principal porta de entrada internacional, com quase metade (200,6 mil) das chegadas. Logo em seguida, o Rio de Janeiro contou com 131 mil desembarques em outubro.

A lista conta, em ordem decrescente, com:

  • Paraná – 64 mil chegadas;
  • Rio Grande do Sul – 29,3 mil chegadas;
  • Bahia – 11,6 mil chegadas;
  • Ceará – 10,4 mil chegadas;
  • Mato Grosso do Sul – pouco mais de 5 mil chegadas;
  • Distrito Federal – pouco mais de 5 mil chegadas;
  • Amapá – 3,6 mil chegadas;
  • Pará – 2,8 mil chegadas.

(*) Crédito da foto: Freepik