programas de fidelidade - bonvoy marriottEm fevereiro, a Marriott International apresentou seu novo programa de fidelidade

Há de vários tipos, formatos e com uma gama diferente de benefícios e maneiras de resgate. Sim, programas de fidelidade são já há bastante tempo uma febre no Brasil, mas a população realmente gosta dessas iniciativas? Em teoria, se há tanta oferta é porque existe demanda, mas estariam os brasileiros realmente satisfeitos com os que participam?

Elaborado pela consultoria Bond Brand Loyalty a pedido da Visa, o estudo The Loyalty Report diz que sim. De acordo com a pesquisa, o brasileiro está entre os três mais satisfeitos com seus programas de fidelidade no mundo, atrás de México e Índia. O que mais atrai a população são a experiência para ganhar e usar os pontos (17%) e a forma como são tratados por essas empresas (16%), aponta o levantamento.

“O brasileiro é um público estratégico para programas de fidelidade no mundo inteiro, mas é preciso estar atento ao fato de que a experiência e a customização das promoções são muito valorizadas pelos consumidores desse país”, afirma Fernando Pantaleão, vice-presidente da Visa do Brasil.

Programas de fidelidade: utilização

Outro indicador ilustra bem como os brasileiros são afeitos a programas de fidelidade. Segundo o estudo, apenas 13% dos clientes no Brasil nunca resgataram algum benefício, um dos percentuais mais baixos em todo o mundo. A pesquisa ainda mostrou que 86% dos entrevistados afirmam continuar fazendo compras em empresas que ofertam boas experiências de fidelidade.

Já em sua 2ª edição na América Latina, o The Loyalty Report analisou dados de setembro a dezembro de 2018. Ao todo, mais de 11 mil consumidores em sete países da região foram entrevistados pela Bond Brand Loyalty. No caso do Brasil, foram avaliados mais de 30 cartões co-branded, 40 programas de fidelidade em mais de 2,2 mil entrevistas, de setembro a outubro.

(*) Crédito da imagem: Divulgação/Marriott International