braztoaRoberto Nedelciu reforçou a importância da união do setor

No último dia 10, a Braztoa (Associação Brasileira de Operadoras de Turismo) promoveu a edição 2020 do Encontro Comercial no Rio de Janeiro. Na ocasião, 2,2 mil profissionais marcaram presença, além de 130 marcas expositoras, 14 palestras e 600 quilos de alimentos arrecadados.

O evento, que aconteceu no Centro de Convenções SulAmérica, abriu o calendário do trade turístico fluminense e contou com a parceria do governo do estado e do Rio CVB. Este ano, o tema do encontro foi FuTURISMO, presente em todas as ações e conteúdos, sendo o assunto do painel de abertura Qual é o futuro que você vê? O futuro é agora! e contou com a presença de Benício Filho, CEO da Ravel Tecnologia.

A edição teve ainda a participação de Jaqueline Gil, fundadora da Amplia Mundo; Sandra Turchi, CEO da Digitalents e do presidente da Braztoa, Roberto Haro Nedelciu. “A presença expressiva de agentes de viagens e de profissionais de turismo em geral demonstra que a Braztoa no Rio de Janeiro é um sucesso. O mercado está vivo. O interior do Estado esteve presente no evento, apresentando suas variadas e interessantes opções. Uma boa resposta para a instabilidade que hoje se espalha pelo mundo. Nossa estratégia é intensificar ainda mais a promoção do Rio de Janeiro em mercados mais próximos, principalmente em São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo que juntos, representam mais de 65% da nossa demanda doméstica”, disse Otavio Leite, secretário de Turismo do Rio de Janeiro.

“Os eventos da Braztoa representam sempre uma grande oportunidade para estreitar relações com operadoras e agentes de viagens dos principais mercados emissores nacionais. Para nós, do RCVB, é acima de tudo, uma excelente oportunidade para apresentar as qualidades da Cidade Maravilhosa. Porque, mais efetivo do que qualquer promoção, é reunir aqui pessoas que chegam de origens diversas para viverem a “experiência Rio de Janeiro”, tão única e exclusiva”, falou Sonia Chami, presidente do Rio Convention Bureau.

Grande parte dessas pessoas veio de mais de 20 cidades do Brasil, por meio das caravanas rodoviárias, que tiveram quatro grandes roteiros inéditos. Também foram disponibilizadas Caravanas Aéreas de diversos destinos e transfers dentro do Rio de Janeiro. No dia seguinte ao evento, cerca de 220 agentes de viagens participaram de um mega fam tour pelas cidades do Rio de Janeiro, Petrópolis, Armação dos Búzios, Angra dos Reis e Região do Vale do Café. As ações nesses destinos contaram com o apoio dos Convention & Visitors Bureau locais.

Anuário Braztoa

O evento também foi palco do lançamento do Anuário Braztoa 2020, estudo com dados inéditos do setor de turismo no país, que mostrou que, em  2019, as empresas associadas à entidade, que representam estimados 90% das viagens de lazer comercializadas pela cadeia produtiva do Brasil, foram responsáveis por um faturamento de R$ 15,1 bilhões, um crescimento de 1,4% em relação ao ano anterior, mantendo em 6,5 milhões o número de passageiros embarcados.

Os recordes do evento também chegaram à tradicional ação de arrecadação de alimentos, que reuniu quase 600 quilos de mantimentos (em 2019 foram 500 quilos), que serão doados para a Casa de Apoio à Criança com Câncer de Santa Tereza.

“Ninguém faz nada sozinho. Eu não faço sem a equipe Braztoa. A equipa não faz sem seus associados. Os associados ao fazem sem os agentes de viagens. Juntos, profissionais, empresas, destinos podemos fazer o melhor. Esperamos ter contribuído de verdade para o caminho de sucesso dos negócios de todos”, reforçou Nedelciu.

Vale ressaltar que o Encontro Comercial Braztoa Rio de Janeiro 2020 recebeu o selo Evento Neutro, feito pela consultoria Eccaplan, pois compensou todas as emissões de carbono provocadas em sua realização, atuando em consonância com a Agenda 2030 e atendendo ao ODS 13, Ação Contra a Mudança Global do Clima.

(*) Crédito das fotos: Diogo Mnedes/Braztoa