brotas gourmetEste ano, festival tem como tema "Viagens Inesquecíveis"

Na quinta-feira (15), começa a oitava edição do Brotas Gourmet, tradicional festival gastronômico de Brotas (SP). Este ano, o tema abordado nas receitas será “Viagens Inesquecíveis”, que terá que ser retratado nos pratos de 16 restaurantes locais.

Uma das novidades desta edição são os workshops sobre comidas e bebidas, além de voos de balão. A primeira etapa do evento acontece até o dia 18 de agosto – com uma festa aonde restaurantes, expositores, música e aventura estarão reunidos no Sindicato Rural de Brotas. Já a segunda fase dura até o dia 15 de setembro enquanto os estabelecimentos participantes servirem os pratos criados para a ocasião.

O menu do festival agrada a todos os gostos com petiscos, sanduíches, prato principal e sobremesa. Receitas com ingredientes italianos, australianos, mexicanos, japoneses, franceses e brasileiros farão parte do cardápio elaborado pelos chefs.

A estimativa é que cerca de 9,5 mil pessoas participem do evento que também está movimentando a hotelaria local. O público pode por meio da fanpage do festival ajuda a eleger o melhor prato desta edição, juntamente a um júri técnico. A avaliação será feita a partir dos quesitos: apresentação, sabor e inovação.“O Brotas Gourmet não só é o mais importante evento de Brotas, como também é vitrine da gastronomia do município que contribui para a evolução da atividade”, afirma Fabio Pontes, secretário de Turismo de Brotas

Nesta edição, o público terá a oportunidade de conferir tudo o que acontece no Brotas Gourmet do alto e com vista para a cidade. Nas noites de 15 a 17 de agosto, haverá um balão disponível para passeios. Para participar é necessário consumir em três restaurantes que darão direito ao voucher, que poderá ser retirado no estande da Secretaria de Turismo, instalado no local do evento. A atração é limitada a 100 vagas por noite.

Brotas Gourmet: menu

Confira os restaurantes e pratos do festival

Brotas Bar – “Fogueira de Queijos” (mozarela e provolone artesanais em tiras e empanados montados em forma de fogueira).
Brotas Zen – “Pavlova” (suspiro crocante com gostinho de baunilha com cobertura de morangos e creme de leite condensado).
Da Roça – “Burguer Palmito Cremoso” (hambúrguer artesanal no pão de fermentação natural com creme de palmito e alho poró na finalização).
Espaço do Pastel – “Pastel Chicken” (inusitado sanduíche de massa de pastel recheado com frango empanado e delicioso molho).
Guadalupe – “Burrito” (tortilha de trigo recheada com carne bovina desfiada assada lentamente servida com queijo e molho sour cream).
Nikkey Sushi – “Hot Roll Especial” (sushi de salmão frito com muçarela derretendo, molho tarê, maionese e crocante de macadâmia).
Pé na Terra – “Feijoada Guedes” (saborosa feijoada acompanhada de ovo frito, couve refogada, torresmo e gomos de laranja).
Poção – “Trio de crepes: chocolate, caramel e Suzette” (crepes em três versões: chocolate, laranja e Cointreau e caramelo com toque de flor de sal).
Recanto Alvorada – “Parmesan Chicken” (suculentos cortes de frango empanados com parmesão e ervas finas acompanhados de molhos de limão e sweet chilli).
Recanto das Cachoeiras – “Doce Recanto” (banana empanada com castanha de caju servida com doce de leite caseiro e sorvete de creme regado com caramelo).
Remô – “Temaki fry Filadélfia Space” (temaki de salmão marinado e grelhado, com cream cheese temperado com wasabi, hondashi e pimenta sriracha, frito após ser empanado em farinha panko).
Restaurante Camillo – “Macarrone com Búfala” (massa caseira com molho de tomate e toque de muçarela de búfala).
Santo Antônio Venda e Bar – “Creme de Palmito Santo Antônio” (creme de palmito com crocante de panceta servido no pão italiano; versão vegetariana com crocante de alho).
Truck Da Roça – “Dog da Roça” (pão macio recheado com salsicha artesanal regada com molho de queijo e crispy de bacon).
Vicino Della Nonna – “Bruscheta dela Nonna” (pão ciabatta ao forno coberto com pasta de tomate artesanal, queijo parmesão, muçarela de búfala e finalização de pesto de rúcula).
Viva Brotas – “Costelinha Barbieri” (costelinha suína assada servida com molho espesso e folhinhas de agrião).

(*) Crédito da foto: Divulgação/Brotas Gourmet