CNCSul e Sudeste se destacaram em outubro; Rio vai bem

Estudo da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) trouxe informações sobre a geração de empregos no turismo. Segundo a entidade, o segmento de Hospedagem e Alimentação está entre os principais empregadores. Em outubro, por exemplo, o setor teve saldo positivo de 6.452 vagas. Os dados utilizados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Segundo o levantamento “Empregabilidade no Turismo”, este foi o terceiro aumento consecutivo no indicador. Mesmo assim, no período em análise, o número foi tímido, ficando em 647 vagas geradas. A instituição, que já tem novo presidente, explica que isso condiz com o impacto da greve dos caminhoneiros, no primeiro semestre. Este também resultou no fechamento de 24.267 postos de trabalho entre maio e julho de 2018.

“Em 12 meses terminados em outubro de 2018, o emprego no turismo apontou recuperação das atividades, com 2.162 vagas. Em 2017, no mesmo período, o saldo foi negativo de 16.781 postos, explicado pela crise econômica”, contextualiza Fabio Bentes, economista-chefe da CNC. 

CNC: outros dados

Em questões regionais, o Sudeste e o Sul se destacaram. Enquanto a primeira região criou 3.619 vagas, a segunda teve 2.112 vagas abertas em atividades do trade. Especificamente, São Paulo (2.996) e Santa Catarina (1.888) foram os estados com os melhores resultados.

O Rio de Janeiro também teve aumento na geração de empregos, com 586 vagas. Essa foi a segunda variação positiva do estado em 2018. No acumulado do ano, entretanto, mercado fluminense tem um saldo negativo de 9.899 vagas.

Em relação a ocupações formais, foram 60,8% maiores do que igual período de 2017. Os segmentos com mais empregados foram hotéis e similares (1.177) e restaurantes e similares (5.062). Em contrapartida, as empresas de transporte rodoviário de passageiros foram as que mais cortaram postos de trabalho, com menos 599 empregos.

(*) Crédito da foto: rawpixel/Unsplash