Devido às dificuldades impostas para viagens internacionais, o brasileiro volta-se para o turismo doméstico. Cidades como Gramado crescem ainda mais no interesse dos turistas nacionais e hotéis como o Colline de France aproveitam o movimento crescente no interior do Rio Grande do Sul.

“Percebemos que o fechamento dos outros países, limitando viagens para o exterior, fez com que muitas pessoas que já não viajavam mais para Gramado, ou com frequência menor, começaram a procurar ainda mais o destino”, comenta Marcos Santos, gerente do empreendimento.

Em decorrência do decreto municipal, o hotel ficou fechado por quase dois meses. Durante a suspensão das operações, o Colline de France aproveitou para investir na área de lazer, mirando a retomada. “Paralisamos as atividades por 55 dias. Fechamos no dia 22 de março e reabrimos no dia 15 de maio”, explica Santos. “No início tivemos uma procura um pouco baixa, junho atingimos uma ocupação um pouco maior e agora trabalhamos dentro do limite de 60% de ocupação, que tem sido atingido mesmo durante a semana”.

Apesar das limitações, o gerente avalia os números como bons resultados. “Já atingimos o ponto de equilíbrio. Dois meses fechados sabemos que é prejuízo certo, mas de julho em diante foi possível atingir resultados positivos, e setembro e outubro foram meses excelentes”, comenta.

Com isso, o Colline de France planeja recuperar o prejuízo deixado pela pandemia ainda em 2020. “Pelas perspectivas que estamos tendo aqui, vamos recuperar o ano nesses dois últimos meses”, projeta Santos. Isso porque, com a procura mais elevada, o hotel aproveita para subir as tarifas e, com a taxa de ocupação mais baixa, atingir os mesmo números do ano passado.

A elevação da diária média, inclusive, é um movimento que acontece na hotelaria da região. “No início, tínhamos um receio que haveria uma grande guerra tarifária, porque são muitos hotéis. Percebemos que está havendo uma busca muito grande por esse destino, então a nossa procura aumentou e, com isso, conseguimos uma elevação na tarifa média”, analisa o gerente.

colline de france - retomada - interna

Em julho, o hotel viu o retorno de hóspedes de outros estados

Colline de France: o público da retomada

Assim como em todo estado, inicialmente a cidade recebeu o público local. “Em maio e junho recebemos principalmente pessoas da região do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. De julho em diante começou a aumentar gradativamente a vinda de hóspedes de outros estados, principalmente por causa das linhas aéreas”, comenta Santos.

Com aumento de passagens e menos cancelamentos de voos, a cidade começa a receber pessoas do Sudeste e da capital do país. “Melhorou bastante e agora estamos recebendo turistas de outros estados, principalmente São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília”, pontua.

Investindo em tecnologia para garantir a segurança do turista, a cidade de Gramado também deu início à época de alta temporada, com o Natal Luz. “Começou em 23 de outubro e está previsto para ir até o final do mês de janeiro. Esse ano a previsão é dele ser mais extenso”, comenta o gerente.

Mesmo com o cancelamento de eventos, devido à pandemia, a época natalina ainda traz bons números para o turismo local. “Estamos tendo uma boa procura para dezembro e a primeira quinzena de janeiro. A expectativa é alta e já está sendo atendida, porque nesses próximos dias já estamos com um bom volume de reserva, estamos bem contentes com os resultados atingidos”, finaliza Santos.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Colline de France