Quedas do Parque dos Saltos, um dos locais mais visitados no município paulista
(foto: divulgação/Secretaria de Turismo/Luciana Pires Jesus)

A cidade de Brotas, situada a 240 quilômetros da captal paulista, muitas vezes é lembrada como sendo somente o local de nascimento do cantor sertanejo Daniel. A fama do artista ajudou na projeção do Município, escolhido inclusive para ser o cenário da refilmagem do longa Menino da Porteira, lançado em 2009. Mas além de ter contribuído com a safra de músicos regionais, a cidade também se consagrou como um dos principais destinos de aventura do País, graças à sua geografia favorável.

Um dos atrativos de destaque é o Parque dos Saltos, por onde passa o famoso Rio Jacaré Pepira, que apresenta taxa de 89% de pureza em suas águas, além de muitas quedas em sequência e corredeiras em meio à margem de mata ciliar verde. No local é possível praticar esportes como rafting norturno, boia cross e o chamado KR, que consiste na descida de bote inflável com três pessoas mais o instrutor. Outras práticas muito procuradas na cidade são o canionismo (rapel em cachoeiras), quadriciclo, cavalgada, trekking, arvorismo e tirolesa. 

Outro segmento explorado é turismo rural. Os visitantes que optarem por esses roteiros têm a chance de visitar algumas fazendas, passear de charrete, tirar leite de vaca e conhecer o processo de fabricação de laticínios. Reduto de parte dos produtores da cultura cafeeira paulista no século 19, a cidade ainda conserva casarões históricos na avenida Mário Pinotti e no Museu do Café. 

Atualmente o local oferece mais de 40 meios de hospedagem e oito operadoras de turismo de aventura.

Serviço
www.brotas.tur.br