quinta-feira, 6/novembro
InícioNEGÓCIOSMercadoDados a serviço da gestão hoteleira: nasce o Hospitality Metrics

Dados a serviço da gestão hoteleira: nasce o Hospitality Metrics

Em um cenário em que a competitividade e a busca por eficiência moldam o futuro da hotelaria brasileira, compreender o próprio desempenho deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade estratégica. Diante dessa realidade, a Hospitalitá Consulting e o Hotelier News lançam o Hospitality Metrics, plataforma de dados que pretende se consolidar como o maior levantamento de indicadores de gestão e resultados da hotelaria nacional.

O projeto convida empreendimentos hoteleiros de todo o país a participarem voluntariamente, fornecendo informações operacionais e financeiras. Os dados serão consolidados e analisados em conjunto, resultando em relatórios comparativos de desempenho que permitirão aos participantes avaliar seus resultados frente aos de outros hotéis.

“Já era um desejo antigo criar um estudo que acontecesse em bases periódicas, que ajudasse os hoteleiros a avaliarem sua performance na gestão, com base em dados relevantes e consistentes, para melhor calibrar suas decisões. Não há nenhum estudo com foco nas informações que o Hospitality Metrics vai trazer. O que existem são levantamentos e relatórios mais focados em dados de interesse para o desenvolvimento das redes. Nós nos focamos em melhorar a gestão dos empreendimentos”, diz André Victória, sócio da Hospitalitá Consulting, em entrevista ao Hotelier News.

Segundo o executivo, a nova plataforma vai dar aos hoteleiros, principalmente os independentes, a possibilidade de fazer benchmarking com dados detalhados da gestão diária de seus empreendimentos. “Nosso maior desafio, vai ser lidar com a pouca disponibilidade de informação gerencial que os hoteleiros têm, de forma geral e principalmente os independentes. Mas, ao mesmo tempo, eu vejo que essa poderá ser de fato a maior contribuição do Hospitality Metrics para o segmento, ou seja, ajudar a elevar o padrão da gestão”, completa.

O projeto

Com a adesão de mais empreendimentos, a pesquisa possibilitará a divulgação de análises anônimas com médias de mercado segmentadas por categoria, porte e região. A proposta é incentivar uma gestão mais científica e menos subjetiva, oferecendo aos gestores parâmetros reais para aprimorar seus processos.

Hospitality Metrics - Interna
Plataforma facilitará gestão de dados para diversos perfis de empreendimentos

A Hospitalitá Consulting e o Hotelier News garantem total segurança e transparência no uso das informações fornecidas. Os participantes devem ler os documentos Consentimento Livre e Esclarecido e Compromisso para Participação em Pesquisa de Mercado antes do envio dos dados.

A expectativa dos organizadores é que o Hospitality Metrics se torne uma referência nacional, contribuindo para o avanço da eficiência e da competitividade na hotelaria brasileira. “A plataforma nasce com esse propósito: de reunir dados, organizar informações e oferecer um panorama real do nosso setor. Sabemos que é um trabalho desafiador, que exige constância, cuidado e colaboração. Por isso, é fundamental a participação dos hotéis”, diz Peter Kutuchian, CEO e fundador do Hotelier News.

O executivo acrescenta que quanto mais estabelecimentos contribuírem com seus números, mais precisos e representativos serão os indicadores. “No fim, todos ganham: o mercado, os gestores e o próprio hóspede, porque é a partir desses índices que podemos entender melhor o cenário, corrigir rumos e buscar uma performance cada vez mais sólida e sustentável para a hotelaria nacional”, conclui Kutuchian.

Gisele Ruiz, sócia da Hospitalitá Consulting, pontua que os resultados vêm não somente do que se vende, mas também do que não se gasta. “A gestão de custos é fundamental para o resultado final. A performance de um hotel não está somente na mão do time de vendas. O Hospitality Metrics vai trazer dados cruciais para que o departamento possa criar estratégias de preços e pacotes otimizados, garantindo decisões mais assertivas”, afirma.

“O estudo pode também trazer a vantagem competitiva por meio do benchmarking, permitindo a comunicação de valor e a construção de confiança com base em performance comprovada”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Hotelier News

Feira Messe FRankfurt no exteriror
Clube de assinaturas de pontos da rede ACCOR