Jornada digital - Promo

As ferramentas digitais estão cada vez mais inseridas na hotelaria, com o intuito de facilitar a vida dos hóspedes. Uma boa jornada digital pode ser o fator determinante para a satisfação do cliente. Neste cenário, cabe um questionamento extremamente importante: como humanizar essa jornada, garantindo eficiência e atendendo de forma satisfatória às novas exigências dos hóspedes?

De acordo com Cláudio Cordeiro, diretor de Produtos de Hospitalidade da TOTVS, existe um novo perfil de hóspede no pós-pandemia, e os empreendimentos precisam se atentar a isso. “O novo hóspede é aquele que se sente acolhido por um tratamento humanizado, mas também espera que o digital resolva com rapidez e eficiência a maior parte das questões consideradas burocráticas, da reserva ao check-out“, pontuou em entrevista ao Hotelier News.

“Ao contrário do que se pensa, não são apenas empresas de grande porte que podem se beneficiar do uso da tecnologia: pequenos hotéis e pousadas também serão recompensados caso optem por se aliar a ela na hora de gerenciar seus negócios”, completa.

A tecnologia no setor hoteleiro

Em estudo realizado nos últimos anos, o Expedia Group observou que as grandes redes hoteleiras têm quase duas vezes mais probabilidade, em relação aos empreendimentos independentes, de priorizar investimentos em tecnologia. Este cenário liga o alerta para hotéis menores, que precisam acompanhar este movimento. Afinal, existem soluções para empreendimentos de todos os portes.

Cordeiro exemplifica este panorama de forma prática, destacando que, em um cenário com cada vez mais ofertas diferentes de tipos de estada, existe forte necessidade de os estabelecimentos se destacarem para atrair novos clientes e fidelizar os já existentes.

“Existe uma variedade de áreas dentro da hotelaria em que a tecnologia pode ser usada para esta finalidade, que vão desde o momento do check-in e check-out, passando pelo processamento de dados até o gerenciamento de marketing para captação e fidelização de hóspedes. A automação de processos hoteleiros também beneficia outros aspectos essenciais de seu relacionamento com o cliente: a facilidade e rapidez no atendimento”, endossa.

O executivo aponta diferentes benefícios da integração do sistema de gerenciamento hoteleiro aos diferentes canais do setor. Entre eles, está a garantia de uma melhor estratégia tarifária, que pode ser um grande atrativo para novos clientes.

O check-in sem filas também pode ser um grande diferencial, pois aumenta a satisfação dos hóspedes em relação à forma como o estabelecimento os recebe. Além disso, a existência de um sistema integrado de dados e comanda digital evita que os hóspedes precisem fazer levantamentos sobre os gastos feitos durante a estada, agilizando o atendimento e aumentando a confiança.

A experiência do hóspede no pós-venda também tem papel fundamental neste cenário. Pesquisas de opinião e coleta de dados fazem com que os hóspedes se sintam ouvidos e estejam mais inclinados a retornar ao empreendimento.

“O investimento em tecnologia de gerenciamento é o grande diferencial para se manter competitivo e se sobressair em um mercado com tantos players. Tenha em mente que a tecnologia por si só não é capaz de resolver todos os problemas existentes, mas ela é certamente um passo fundamental que, aliada ao bom atendimento, coloca o hóspede no centro e torna a experiência inesquecível, impulsionando a evolução do setor”, finaliza Cordeiro.

(*) Crédito da foto: Pexels/Pixabay