A Vitória Hotéis encerrou o primeiro semestre de 2025 com crescimento de 25% nos indicadores de ocupação e no Ebitda (Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização), superando as projeções iniciais da empresa. O desempenho foi impulsionado principalmente pela realização de eventos corporativos nas cidades de Campinas, Indaiatuba e Paulínia, onde estão localizadas as cinco unidades da rede paulista.
Segundo a empresa, o cenário desenhado no final de 2024 apontava um primeiro semestre mais desafiador. As expectativas eram afetadas por fatores como o fim do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos), queda nas receitas com hospedagens de times de futebol, alta concentração de feriados prolongados – o que afeta a demanda corporativa, que é majoritária em seus hotéis – e instabilidade macroeconômica.
“Entendíamos que seria um semestre desafiador, comprometido por todos esses fatores”, afirma Eduardo Porto, diretor de Marketing e Vendas da Vitória Hotéis. “Para nossa surpresa, fechamos o semestre com crescimento de 25%, superando as nossas expectativas”, acrescenta.
Destaques e cautela
O bom momento foi especialmente sentido em unidades como o Vitória Hotel Concept Campinas, o Vitória Hotel Convention Indaiatuba e o Vitória Hotel Convention Paulínia, aberto em 2015. “Além de movimentar os espaços, os eventos também puxaram as hospedagens, área de A&B (Alimento & Bebidas) dos hotéis e os restaurantes com operações independentes”, acrescenta.
O executivo destaca ainda que a forte presença de grandes empresas e entidades nacionais na RMC (Região Metropolitana de Campinas), o que favoreceu diretamente a ocupação e o faturamento dos empreendimentos.
“A região de Campinas, além da locação de fácil acesso, infraestrutura e proximidade ao Aeroporto Internacional de Viracopos, concentra mais de 50 multinacionais e empresas brasileiras, grandes entidades de classes, universidades e centros de pesquisas, que trouxeram seus encontros de colaboradores e eventos corporativos para a região no primeiro semestre”, comenta Porto.
“Essa combinação de fatores colocou a região em uma posição de destaque na atração de eventos nacionais (está entre as sete maiores) e já é a quinta em destino nacional de eventos internacionais”, explica o direto da Vitória Hotéis. Segundo ele, alguns setores tiveram destaque maior neste crescimento dos eventos corporativos, como o agronegócio, farmacêutico, tecnologia e de PET.
Apesar do bom desempenho, a rede adota cautela para os próximos meses, mesmo o segundo semestre sendo usualmente mais movimentado, com a realização de eventos de grande porta na região como a Expoflora e o Rodeio de Jaguariúna.
“Vamos trabalhar com uma taxa conservadora para o segundo semestre, com previsão de crescimento de 5% na comparação ao primeiro semestre”, finaliza.
(*) Crédito da foto: Divulgação/Vitória Hotéis