O negócio B2B do Expedia Group, que movimenta a distribuição de viagens para mais de 60 mil parceiros, além de agências corporativas online e offline, foi o grande impulsionador de receitas no terceiro trimestre, aponta o Phocuswire.

A receita total da OTA foi de US$ 4,1 bilhões no trimestre, um aumento de 3% em relação ao ano anterior, mas o faturamento do negócio B2B aumentou 18% no período, atingindo US$ 1,2 bilhão, enquanto as reservas brutas do segmento de negócios avançou 19% frente ao mesmo trimestre em 2023.

Em 2023, o negócio B2B do Expedia foi responsável por 100 milhões de diárias, e a CEO Ariane Gorin expressou otimismo sobre o potencial de crescimento futuro em uma chamada com analistas para discutir os resultados do terceiro trimestre.

“O negócio B2B tem um mercado enorme”, disse ela. “No último conjunto de trimestres, ele cresceu a uma taxa muito elevada. Parte disso foi a Ásia que estava realmente voltando. Acreditamos neste negócio, acreditamos que ele continuará saudável, com taxas de dois dígitos”, acrescentou.

Novos parceiros B2B para o Expedia incluem o Canadian Imperial Bank of Commerce e a Microsoft, que vinculou seu programa de fidelidade ao da OTA para reservas no Bing Travel.

Ariane Gorin

Ariane destacou o potencial do B2B

B2C e integrações

Embora o crescimento bruto das reservas ano a ano tenha sido muito menor para seus negócios B2C – chegando a 3% – Ariane disse que os negócios de consumo têm melhorado a cada trimestre deste ano.

“Aceleramos as reservas brutas em nossos negócios de consumo pelo segundo trimestre consecutivo, impulsionados pela força contínua da marca Expedia, o retorno do crescimento da Vrbo e bons resultados em pontos de venda internacionais”, comentou a CEO.

Ela também falou sobre o foco nas integrações entre a marca Expedia e a Vrbo. A empresa moveu cerca de 1 milhão de unidades que estavam listadas na Expedia para a Vrbo, dando à plataforma de aluguel de férias mais estoque em áreas urbanas e adequadas para estadias mais curtas para atrair um público mais amplo.

Quando questionada se a empresa disponibilizará o estoque de aluguel de férias para seus parceiros B2B, Ariane disse que isso já está acontecendo em pequena escala e é uma oportunidade, mas não uma prioridade no momento.

A CEO também forneceu uma atualização sobre o trabalho da empresa com inteligência artificial e como ela está ajudando os viajantes, como responder perguntas sobre propriedades e resumir avaliações.

“Continuamos a alavancar a IA para permitir que os viajantes se autoatendam, o que reduz custos e melhora a experiência do viajante”, disse a executiva.

Outros números financeiros

O EBITDA ajustado do Expedia no terceiro trimestre foi de US$ 1,25 bilhão, um aumento de 3% em relação ao ano anterior. As despesas diretas com vendas e marketing no trimestre foram de US$ 1,9 bilhão, um incremento de 11%, o que a empresa disse ter sido devido principalmente a comissões mais altas para parceiros do crescimento do negócio B2B.

Olhando para o futuro, o Expedia  disse que os fortes resultados no terceiro trimestre fizeram com que a empresa aumentasse sua orientação para o ano inteiro.

“Agora esperamos que o crescimento das reservas brutas seja de aproximadamente 5% em relação ao ano passado, um aumento de um ponto em relação à nossa perspectiva anterior”, explicou Julie Whalen, diretora financeira.

“E agora esperamos que nossas margens EBITDA e EBIT sejam ligeiramente maiores em relação ao ano passado, uma melhoria em relação à nossa perspectiva anterior de níveis estáveis. E nossa orientação de receita permanece em aproximadamente 6% de crescimento em relação ao ano passado.”

Junto com os resultados dos lucros, o Expedia anunciou que a diretora deixará seu cargo no início do ano que vem. Julie concordou em permanecer na empresa até 17 de fevereiro e seu sucessor deve ser nomeado antes da data. Ela também renunciou como membro do conselho de diretores da empresa, com efeito imediato.

“Quero agradecer a Julie por tudo o que ela fez pelo Expedia Group como membro do conselho e como CFO nos últimos cinco anos. Somos gratos por suas contribuições”, disse Ariane.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Expedia Group