O aceno do Expedia Group à aplicação de IA (inteligência artificial) em processos e estratégias deve se concretizar em 2025. Com balanço positivo do ano passado, chegando a US$ 13,7 bilhões em receita e alta de 7% ante 2023, a companhia se diz inclinada a firmar parcerias envolvendo a tecnologia, além de fusões e aquisições. As informações são do Phocuswire e Skift.
Só no último trimestre de 2024, a gigante do turismo reportou crescimento de 10% em receitas, com US$ 3,1 bilhões. Aliado a isso, está o bom desempenho no B2B e nas marcas B2C, como Expedia, Hotels.com e Vrbo.
Por isso, de acordo com Ariane Gorin, CEO do Expedia Group, o foco da companhia será utilizar o momento positivo para trabalhar três prioridades em 2025: gerar mais valor na experiência dos viajantes, investir em áreas de alto potencial de crescimento e impulsionar a eficiência operacional.
Estratégias em IA
Para todos os pontos citados, a IA é vista como pilar fundamental na aceleração e viabilização. Na prática, a expectativa de Ariane é que a tecnologia ajude em três momentos:
- Planejar e aprimorar os produtos do grupo tanto para os clientes quanto aos fornecedores;
- Analisar o comportamento dos viajantes;
- Auxiliar na busca por parcerias comerciais com startups de IA.
“A forma de pesquisa dos viajantes está mudando. Para acompanhar isso, a companhia como um todo, incluindo as marcas, precisam ocupar os novos espaços. Um deles é o da IA generativa. Por isso, daqui para frente, continuaremos testando e lançando recursos gerados por IA para personalizar ainda mais a experiência”, explica a executiva.
Mais números
Em relação ao quarto trimestre, as reservas brutas contabilizaram US$ 24,4 bilhões, com aumento de 13% em relação ao ano anterior. Já em 2024 como um todo, o mesmo índice chegou a US$ 111 bilhões, com alta de 7%.
As diárias reservadas cresceram 12% no quarto trimestre e 9% no ano inteiro com a mesma base de comparação. As reservas brutas de hospedagem cresceram 12%, ficando em US$ 17 milhões. Dentro disso, as reservas de hotéis aumentaram 14% neste retrospecto.
Na divisão da receita entre os segmentos nos últimos três meses do ano passado, o B2C representou US$ 2 bilhões e o B2B US$ 1 bilhão, aumentos de 6% e 21%, respectivamente. Em 2024 no total, a receita B2C foi de US$ 9,3 bilhões (alta de 2%) e B2B foi de US$ 4,1 bilhões (alta de 21%).
O lucro EBITDA ajustado foi de US$ 643 milhões no quarto trimestre e US$ 2,9 bilhões no ano inteiro.
(*) Crédito da foto: Getty Images