';

"Novas fases, muitas mudanças e novidades para vocês!"

Vinicius Medeiros
Editor-Chefe
Cursos
icone de um computador com um LMS (learn management system)
Confira nossos cursos

FOHB: índice de hotéis abertos dispara em julho

Por Redação 31 de julho de 2020

Julho ficou marcado como o mês de grandes movimentações na hotelaria brasileira, confirmando as previsões divulgadas pelo FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) no início de junho. Com reaberturas em massa nos últimos 30 dias, um novo levantamento realizado pela entidade aponta que, atualmente, 69% dos empreendimentos já estão operando, contra 31% da oferta que ainda segue de portas fechadas. No último relatório, o índice era de 62% de hotéis em funcionamento.

Apesar dos números otimistas, 14,2% do mercado ainda não tem previsão de retomada das atividades. Agora, os olhares se voltam para agosto, com expectativa de reabertura de 58,1% dos empreendimentos, enquanto setembro prevê o retorno de 23,1%. 

O relatório de Oferta de Disponibilidade Hoteleira do FOHB foi baseado nos dados de 65 redes, 872 hotéis, 141.084 UHs em 26 estados e 209 municípios. 

FOHB - relatório - reaberturas

FOHB: principais mercados

Campinas disparou no ranking de cidades com o maior número de reaberturas e agora conta com 95,57% de sua oferta operando, seguida por Manaus, que subiu de 71,99% para 83,58% de hotéis abertos. São Paulo, praça com maior portfólio de UHs, cresceu de 58,24% para 70,18% de empreendimentos que reabriram as portas no último mês.

A capital fluminense foi o mercado que apresentou o crescimento menos significativo, pulando de 44,50% para 45,37% de sua oferta em funcionamento. Salvador, que estava na lanterna no último relatório com 43,64% de unidades abertas subiu duas posições e agora conta com 62,42%. 

 

FOHB - relatório - ranking

(*) Crédito da capa: Nayara Matteis/Hotelier News

(**) Crédito das imagens: Divulgação/FOHB