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O cenário se repete em muitos empreendimentos: o hóspede faz o check-in, sobe para o quarto e, durante toda a estada, deixa o frigobar intocado. É de conhecimento geral que os valores dentro das acomodações não são os mais atrativos, mas será que a oferta enche os olhos do cliente? Para uma boa experiência, com itens diferenciados e que dialoguem com o público-alvo das propriedades, a Frigo Service aposta em menus personalizados para o segmento.

No Brasil, a maioria dos hotéis segue a mesma cartilha de opções de bebidas, snacks e chocolates — com poucas diferenças dependendo da categoria do empreendimento. Para Leandro Souza, diretor geral da Frigo Service, personalizar o menu de frigobar não apenas agrega valor à hospedagem, mas também é um diferencial competitivo e impulsionador de consumo interno.

“O setor precisa estar aberto a novidades, experimentar produtos. Construímos menus de frigobar e lojas de conveniência do zero de acordo com o perfil de público e categoria. Cada hotel tem suas particularidades e é preciso entender o que faz sentido”, pontua o executivo.

cesta business

Cesta da categoria business com vinho

Case hoteleiro

Um case desenvolvido pela Frigo Service são os frigobares do complexo dos hotéis Quality e Comfort Hotel São Caetano, na Região Metropolitana de São Paulo. A empresa construiu menus personalizados para cada categoria de acomodação do empreendimento.

“Partimos do que eles já tinham de produtos diferentes, com maior qualidade e apresentação. Este menu foi a base para inovar, partindo dos itens que os clientes consomem ou de quais produtos foram motivos de reclamações”, explica Letícia Gomes, head de Operações da Frigo Service.

E a personalização não se limita aos produtos. A construção dos menus também vai de encontro com o orçamento dos hotéis. “Fazemos essa transição de maneira que os valores dos itens sigam a mesma linha dos menus anteriores, assim não há repasse ao cliente final na hora de consumir”, diz Souza.

No caso do Quality e Comfort Hotel São Caetano, as categorias são divididas em básico, luxo e business — esta última com ofertas premium de frigobar. “Conforme vamos escalando as categorias, o que muda é a qualidade dos produtos e apresentação. No business, incluímos uma cesta específica com vinho e taças”, salienta Letícia.

A operação dos frigobares personalizados começou em abril, mas a percepção de aceitação e receita de vendas já é realidade. Neste período, o hotel alavancou em 29% seu consumo exclusivamente do frigobar.

“Nós sugerimos itens de nosso portfólio, pois entendemos quais produtos possuem grande aceitação e vamos ajustando com o cliente. E este é um serviço que oferecemos sem custos adicionais”, ressalta o diretor.

Regina Helena Vianna, gerente geral do empreendimento, ressalta a negociação transparente como um dos diferenciais da parceria com a Frigo Service. “Entendemos que, aliando a conveniência com a diferenciação entre os menus das categorias, podemos melhorar ainda mais a experiência dos hóspedes. Estávamos abertos a mudança e a Frigo Service entendeu e atendeu perfeitamente as nossas necessidades”.

E o feedback também veio da ponta final. Victor Hugo Arêas, gerente de Operações e Serviços dos hotéis, salienta que a satisfação do hóspede foi perceptível não apenas pelo aumento nas vendas, mas pelos elogios na recepção. “Essa diferenciação agregou valor para as categorias, pois fugiu de um padrão com pouca possibilidade de mudança. Os hóspedes habitués, hoje, observam que há um cuidado com os itens de frigobar, assim como em proporcionar experiências mais exclusivas”.

Lojas de conveniência

Serviço lançado pela Frigo Service no início de 2023, as lojas de conveniência seguem o mesmo caminho dos frigobares. As unidades podem ter sua oferta personalizada de acordo com o perfil do hotel, o que Souza garante que não atrapalha o faturamento dentro das acomodações.

“São dois pontos de vendas distintos e que atingem diferentes públicos. O frigobar é a comodidade do quarto e a loja de conveniência é para quem está esperando alguém no lobby, um consumo mais impulsivo e emergencial, como é o caso dos itens de higiene”, acrescenta o executivo.

Com 16 lojas de conveniência em sua base, a Frigo Service dispõe de 800 produtos em seu portfólio. Souza enfatiza que a empresa está constantemente renovando sua oferta, sempre priorizando marcas que tenham políticas de sustentabilidade consistentes e flexibilidade de embalagens recicláveis.

“Fazemos a medição dos produtos para entender o que é consumido. Nosso desafio é criar uma oferta inovadora e sair do lugar comum, sem esquecer que cada hotel atua com cenários comerciais distintos”, conclui o diretor.

Para saber mais entre em contato pelo email [email protected] ou pelo telefone (11) 4701-4374.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Frigo Service