Coronavírus - impacto no PIB_mansueto almeidaAlmeida: vírus pode afetar tanto as commodities, quanto o PIB mundial

A equipe econômica ainda avalia os efeitos do coronavírus para eventual revisão nas projeções de crescimento da economia neste ano. A afirmação foi dada hoje (27) por Mansueto Almeida, secretário do Tesouro, em contato com a Reuters. O Brasil tem atualmente um caso já confirmado em São Paulo, além de outros 20 sob suspeita em cinco outros estados. 

“Se tivermos queda muito forte no crescimento mundial, afeta todo mundo e, claro, o Brasil também”, afirmou Mansueto. Para ele, o risco de coronavírus é tanto no preço de commodities, quanto no crescimento menor do mundo. Por ora, a estimativa oficial é de avanço de 2,4% do PIB brasileiro em 2020.

No exterior, a epidemia já provocou o fechamento de hotéis e o cancelamento de voos, principalmente na China. A hotelaria chinesa, por sinal, registrou queda de ocupação nas últimas semanas

Coronavírus: como prevenir

Entre os principais sintomas da doença estão: febre, dificuldade respiratória, tosse, problemas gástricos e diarréias em casos mais amenos. Em casos mais graves, o coronavírus pode causar pneumonia e até insuficiência renal, podendo levar à morte.

O diagnóstico pode ser feito por meio da coleta de materiais respiratórios e, para a confirmação da doença, é necessário que os exames detectem o RNA viral. Vale ressaltar que a fase de contágio pode acontecer antes mesmo dos pacientes apresentarem algum sintoma. 

Para saber mais sobre como se prevenir e preparar a equipe do seu hotel, acesse https://bit.ly/38nD0CX.

(*) Crédito da capa: Ebrahim Noroozi/AP Photo 

(**) Crédito da foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil