O Grupo Wish decidiu transformar uma série de iniciativas já presentes em suas operações em uma estratégia ESG mais estruturada e mensurável. A companhia anunciou o lançamento do Regenere, programa que passa a concentrar as ações ambientais, sociais e de governança da rede hoteleira em quatro pilares: recursos naturais, gente, negócios e relações.
A iniciativa marca uma nova etapa na agenda de sustentabilidade da empresa, que busca ampliar metas, indicadores e mecanismos de governança voltados às operações e às comunidades onde atua.
“O Grupo Wish implementava ações em múltiplas frentes da agenda ESG dentro das suas operações nas unidades pelo Brasil. O Regenere nasce para estruturar essas iniciativas, ampliar sua mensuração e impulsionar novos compromissos”, afirma Pablo Torres, gerente de Marketing, Comunicação e ESG do Grupo Wish.
Estratégia mira carbono zero e fortalecimento das comunidades
Entre as principais frentes do programa está a criação de um inventário de emissões de gases de efeito estufa baseado no GHG Protocol, além da definição de metas alinhadas à SBTi (Science Based Targets initiative), em uma estratégia voltada à jornada rumo ao carbono zero.
O eixo ambiental também inclui ações de eficiência energética, uso racional da água, gestão de resíduos sólidos, economia circular e preservação da biodiversidade.
Na frente social, o programa prevê iniciativas voltadas ao desenvolvimento dos colaboradores, com foco em bem-estar, saúde emocional, segurança e capacitação contínua. O grupo também planeja implementar um programa estruturado de diversidade, equidade e inclusão, incluindo a realização de um Censo de Diversidade e metas específicas para a área.
Já no campo da governança, o Regenere incorpora critérios ESG à estratégia corporativa da companhia, incluindo atualização das políticas de homologação de fornecedores com critérios socioambientais. O programa também reforça ações internas de engajamento em temas ligados à ética, transparência e cultura organizacional.
Outro eixo relevante envolve o fortalecimento das relações com as comunidades locais. O plano contempla iniciativas de valorização de fornecedores regionais, geração de renda, feiras de artesanato, eventos beneficentes e inclusão de experiências sustentáveis na jornada do hóspede.
Convenção carbono zero e novas parcerias
Segundo o grupo, diversas práticas alinhadas à agenda ESG já fazem parte da operação dos hotéis, incluindo reuso de água, redução do desperdício de alimentos, gestão de resíduos e apoio a projetos sociais desenvolvidos com organizações locais.
Em 2026, a companhia realizou sua primeira convenção com neutralização de carbono, compensando 9 toneladas de CO2. O grupo também firmou parceria com o Instituto Ayrton Senna, voltado à educação pública, além de reconhecer fornecedores com boas práticas ESG durante a Festuris 2025.
“No setor de hospitalidade, a sustentabilidade precisa fazer parte da forma como operamos e tomamos decisões. Nosso objetivo é integrar a agenda ESG à estratégia do negócio e avançar de forma consistente na redução de impactos ambientais e na geração de valor para as comunidades onde estamos presentes”, finaliza Torres.
(*) Crédito da foto: Divulgação/Grupo Wish









