A parceria entre MTur (Ministério do Turismo) e ABIH Nacional (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) ganha mais um capítulo. Após os professores, é a vez de mulheres que viajam sozinhas serem contempladas com tarifas especiais pela hotelaria brasileira. Até março de 2026, as viajantes terão 15% de desconto em hospedagens em hotéis de todo o país.
A tarifa especial é aplicada diretamente nas centrais de atendimento dos hotéis participantes e exige declaração no momento da reserva. O benefício é destinado a acomodações da categoria single e pode ser utilizado em feriados e grandes eventos, de acordo com a disponibilidade dos estabelecimentos.
De acordo com Celso Sabino, ministro do Turismo, a campanha busca ampliar oportunidades para mulheres no turismo. “Essas ações vão impulsionar a atividade turística e criar mais oportunidades para a atuação delas na área. Além disso, as viajantes terão um incentivo a mais para viajar sozinhas e conhecerem o Brasil com tarifas menores”, afirma.
Apoio a empreendedoras
O MTur também anunciou novas condições de financiamento voltadas a mulheres empreendedoras que se tornaram mães recentemente. Por meio do novo Fungetur (Fundo Geral de Turismo), empresárias individuais, microempreendedoras e sócias de sociedades limitadas unipessoais abertas até seis meses após o nascimento ou adoção de um filho terão acesso a condições facilitadas de crédito.
As medidas incluem a suspensão por até seis meses dos pagamentos de financiamentos existentes e carência estendida para novos contratos. Neste caso, o objetivo principal é apoiar a conciliação entre maternidade e negócios.
(*) Crédito da foto: Freepik