sábado, 8/novembro
InícioNEGÓCIOSMercadoHotéis históricos e cinema guiarão viagens em 2026

Hotéis históricos e cinema guiarão viagens em 2026

A forma de viajar está mudando — e as previsões da Hotéis.com para 2026 apontam para uma jornada mais cultural, cinematográfica e dinâmica. O estudo Unpack ‘26, realizado com 24 mil viajantes em todo o mundo, destaca três movimentos principais: a busca por hospedagens históricas restauradas, o crescimento da “Rota de Hotéis”, quando o turista se hospeda em diferentes propriedades dentro de um mesmo destino, e o avanço das viagens inspiradas em filmes e séries. A tendência também se estende entre os viajantes brasileiros.

O próximo ano promete um mergulho na história. Os viajantes estão cada vez mais interessados em propriedades restauradas, que unem arquitetura antiga e conforto moderno. A lista Hotéis do Ano 2026 da Hotéis.com mostra o aumento expressivo nas buscas por edifícios icônicos convertidos em hospedagens cheias de personalidade — de antigas escolas a estações de trem e prisões.

Entre os destaques estão o Seiryu Kyoto Kiyomizu, no Japão, com crescimento de 194% nas buscas; o Bodmin Jail Hotel, em Cornwall, Inglaterra (+110%); e o Sandi Hotel, no Rio de Janeiro (+72%). Outros exemplos incluem o Fontevraud L’Ermitage, na França (+71%); o Union Station Nashville Yards, nos Estados Unidos (+57%); e o The Old Clare Hotel, na Austrália (+45%). A lista segue com o Hotel Place d’Armes, no Canadá (+36%); o Nine Orchard Hotel, em Nova York (+23%); o Bank Hotel, na Suécia (+13%); e o Canfranc Estación, Royal Hideaway, na Espanha (+9%).

Viajar trocando de hotel dentro do mesmo destino é a nova tendência global. Mais da metade dos turistas entrevistados (54%) afirmam aproveitar a viagem se hospedando em múltiplos hotéis. O desejo de explorar diferentes bairros (50%) e de aproveitar ofertas diversas (35%) são os principais motivadores.

Cenário brasileiro

No Brasil, o comportamento é ainda mais forte: 71% dos viajantes dizem que seguiriam a tendência se hospedar em diversos empreendimentos. Entre os motivos, estão a possibilidade de conhecer novas regiões (50%), reduzir deslocamentos entre atrações (48%) e variar experiências de hospedagem — como escolher um hotel com piscina e outro com bar ou spa na cobertura (55%).

A tendência é especialmente popular entre Geração Z e Millennials, que veem nas viagens bleisure a oportunidade de trocar de hospedagem sem perder tempo. Entre os roteiros mais procurados estão Tóquio (Japão), Phuket (Tailândia), Londres (Inglaterra), Paris (França) e Honolulu (Havaí).

A febre das viagens inspiradas por filmes e séries, identificada pela Hotéis.com em 2022, ganha nova força e deve movimentar US$ 8 bilhões nos Estados Unidos em 2026. Mais de 53% dos viajantes pretendem viajar motivados por produções audiovisuais — e esse número salta para 81% entre os jovens da Geração Z e Millennials.

Segundo a pesquisa, 56% dos entrevistados brasileiros afirmaram já ter pesquisado destinos vistos em filmes ou séries. Paris lidera as preferências (42%), impulsionada por produções como Emily em Paris, Amélie Poulain e Lupin — tendência que deve crescer ainda mais com a nova temporada de The White Lotus ambientada na França.

Outros destinos em alta entre brasileiros são o Havaí (36%), cenário de Aloha e Ressaca de Amor; a Toscana (33%), onde foram filmados Sob o Sol da Toscana e Me Chame Pelo Seu Nome; e Los Angeles (33%), palco de produções como La La Land.

Entre os locais que devem ganhar destaque em 2026 estão Yorkshire (Inglaterra), Toscana (Itália), Samoa (Polinésia), Costa da Dalmácia (Croácia), Peloponeso (Grécia), Los Angeles (EUA), Wellington (Nova Zelândia) e Palawan (Filipinas).

Os dados da Hotéis.com também revelam para onde os viajantes brasileiros estão mirando em 2026. As buscas mais aceleradas envolvem destinos menos convencionais, como Puri e Lucknow (Índia), Grand Forks (EUA) e Gaziantep (Turquia).

Outros destaques incluem Ixtapa (México), Skegness e East Yorkshire (Reino Unido), Kanthi (Índia), Província de Varna (Bulgária) e Java Central (Indonésia). Em comum, esses lugares oferecem mistura de autenticidade, cultura local e experiências acessíveis, refletindo o novo perfil do viajante brasileiro — curioso, conectado e em busca de histórias únicas.

(*) Crédito da foto: Divulgação

Feira Messe FRankfurt no exteriror
Clube de assinaturas de pontos da rede ACCOR