Publicado recentemente pela Amex GBT (American Express Global Business Travel), o Hotel Monitor 2025 traz uma análise aprofundada das tendências globais em hotéis, abordando metas de inflação, construção de novos empreendimentos, estratégias de pessoal, avanços digitais e preferências dos hóspedes.

O documento aponta para uma crescente demanda por dados de sustentabilidade, estadas mais longas em empreendimentos estilo apartamento e experiências personalizadas nos quartos, sugerindo mudanças significativas na indústria de hospitalidade e turismo.

Segundo o relatório, ambos os setores estão em transformação e devem passar por mudanças significativas nos próximos anos. O Hotel Monitor 2025 revela que os hotéis continuam a ser pressionados por custos superiores à inflação, relativos a fatores de produção essenciais, incluindo mão de obra. Por outro lado, este cenário está passando por mudanças importantes.

Isso porque o FMI (Fundo Monetário Internacional) afirmou que a inflação global deverá diminuir de forma constante, de 5,9% em 2024 para 4,5% em 2025. Dessa forma, espera-se uma estabilização do indicador nas economias mais avançadas. No entanto, a instituição adverte que as tensões comerciais ou geopolíticas podem ameaçar essa tendência de queda.

Com o órgão prevendo que a inflação continue a diminuir em 2025, caindo para 3%, e os níveis de emprego sigam crescendo, as perspectivas econômicas para o Brasil parecem positivas, segundo o relatório. Esse cenário se reflete no pipeline de desenvolvimento hoteleiro do país, que atualmente conta com 93 projetos (13,9 mil quartos) em construção, o segundo maior da América Latina.

Outro ponto importante destacado pelo relatório é que a hotelaria global segue afetada pela escassez de mão de obra, resultando em custos mais altos para os hotéis. No início do verão deste ano, 75% dos empreendimentos dos EUA enfrentavam falta de funcionários, e a União Europeia apresenta um déficit de cerca de 10% a 20% em sua força de trabalho no setor. No Brasil, as redes continuam investindo em capacitação e melhores condições de trabalho para atrair colaboradores.

Evolução da experiência

Os dados da nova edição do Hotel Monitor mostram que os hotéis agora estão focados em melhorar suas acomodações com comodidades de bem-estar e tecnologia, reforçando a tendência de personalização e aprimoramento da experiência do hóspede.

A indústria global do bem-estar atualmente vale US$ 1,8 trilhão e está remodelando as expectativas dos consumidores e os comportamentos de compra. Os hotéis respondem oferecendo novos serviços e funcionalidades nos quartos. A Hyatt, por exemplo, fez uma parceria com a Peloton para instalar bicicletas em 800 propriedades na América do Norte e na Europa, além de planejar premiar os hóspedes com pontos de fidelidade pela conclusão de treinos.

Uma questão fundamental para os gestores de viagens na era do bem-estar: os hotéis do seu programa oferecem as comodidades e personalização que os viajantes esperam? A tecnologia de quarto inteligente permite experiências personalizadas para os hóspedes sem aumentar a carga de trabalho da equipe?

Outros insights

De acordo com Jess Petitt, vice-presidente sênior de Insights e Análises Estratégicas da Hilton, a IA (Inteligência Artificial) generativa segue sendo uma grande tendência para os próximos anos. “O recurso continuará a amadurecer, com as primeiras aplicações voltadas para os hóspedes, provavelmente mudando a forma como eles reservam suas viagens”, diz.

Jess Petitt

Petitt analisa tendências para 2025

“Essa tecnologia trará um novo nível de personalização e facilidade à experiência”, complementa o executivo. Petitt também afirma que o segmento lifestyle deverá continuar seu rápido crescimento, e que as viagens de negócios e grupos permanecerão fortes, impulsionadas pelo aumento no número de reuniões menores.

“Em 2025, esperamos ver profissionais de reuniões buscando destinos emergentes e espaços de eventos alternativos para criar experiências envolventes”, comenta Emma Bason, diretora global de Reuniões e Eventos da Amex GBT.

Betty Wilson, vice-presidente de Vendas e Contas Globais da IHG Hotels & Resorts, destaca que as empresas valorizam cada vez mais as conexões presenciais. Assim, segundo ela, as companhias estão investindo não apenas em tecnologia, mas também em laços humanos significativos, melhorando a cultura organizacional e facilitando reuniões e eventos.

Esses fatores, de acordo com Petitt, farão com que os hóspedes continuem esperando experiências de viagem tranquilas, independente da ocasião. O executivo aponta que 63% dos viajantes desejam usar uma chave de quarto digital e 77% querem utilizar seus dispositivos pessoais sem dificuldades.

Tendências e insights adicionais

Entre as demais tendências e insights destacados pelo Hotel Monitor 2025, estão:

Pense criativamente para garantir a disponibilidade: considere negociar vários tipos de quartos para assegurar a disponibilidade, especialmente em cidades com alta ocupação ou que sejam estratégicas para o seu programa.

Mantenha a mente aberta sobre taxas dinâmicas: as tarifas dinâmicas vieram para ficar, e vale a pena estar aberto a elas em conversas com os hotéis.

A comunicação é fundamental: é fácil limitar o contato com fornecedores de hotéis a momentos decisivos. Converse com seus fornecedores ao longo do ano para fortalecer as negociações e o relacionamento.

Domine seus dados: dados são essenciais no desenvolvimento de estratégias de sourcing. Revise-os durante todo o ano.

À medida que o cenário da indústria de hospitalidade se estabiliza, hotéis e viajantes estabelecem novas prioridades, com reflexos nos programas de hospedagem. Considerar esses aspectos é crucial para impulsionar os resultados dos empreendimentos ao longo do próximo ano.

(*) Crédito da capa: Pixabay

(**) Crédito da foto: Reprodução/LinkedIn