Cachaça é a bebida homenageada pelo projeto

O Hotel Transamerica São Paulo quer mostrar que realmente valoriza drinques nacionais. Por isso, o hotel é um dos apoiadores do Projeto Rabo de Galo, iniciativa criada pela cachaça Yaguara. O objetivo é realizar um festival que mostre a presença da bebida brasileira na produção de diferentes tipos de coquetéis. A programação ocorre de 13 até 30 de setembro, percorrendo São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Goiânia e Curitiba.

Essa é a 3ª edição do Projeto Rabo de Galo, que trará incentivos para os bares prepararem suas versões autorais dos drinques a base de cachaça. Além disso, o evento convida os melhores bartenders das cinco cidades que participam do evento. Outro objetivo da iniciativa é atrair o público para outros quatro preparos tradicionais da bebida: caipirinha, bombeirinho, batidas e macunaíma.

Entre os bartenders convidados está Rafael Oliveira, mixologista do Hotel Transamerica São Paulo. Durante o projeto, ele apresentará algumas criações exclusivas. Elaboradas com as cachaças Yaguara Branca, Yaguara Orgânica ou Ouro, Oliveira venderá as bebidas no bar do hotel, revertendo o valor arrecadado para uma instituição de caridade.

Hotel Transamerica São Paulo: o evento

Oliveira também apresentará uma releitura do clássico Rabo de Galo, drinque popular nos botecos e pé-sujos brasileiros. A bebida leva a Yaguara Branca e Vermouth. Já no bombeirinho, levou Yaguara Orgânica, xarope de groselha artesanal e defumação de cravo e canela. Ele também adicionou um coquetel autoral ao cardápio do hotel, com o nome de Negreiro. Sua preparação é feita com Yaguara Ouro, Vermouth e Bitter infusionado com umbu.

Somando as cinco capitais, o Projeto Rabo de Galo soma mais de 100 endereços participantes, entre bares e restaurantes. O evento conta ainda com duas festas de lançamento simultâneas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Realizada no dia 10 de setembro, ela começa a partir das 19h, nos bares do Hotel Yoo2, em Botafogo, no Rio de Janeiro, e no Forfé, no Itaim Bibi, em São Paulo, ambas abertas ao público.

Em paralelo à iniciativa, o hotel paulistano continua promovendo o projeto Transamérica Mundi., Em setembro, por exemplo, a culinária homenageada é a do Chile. Para ver a programação completa, clique aqui.

(*) Crédito da foto: markusspiske/Pixabay