Falar de hotelaria econômica é complexo, pois envolve uma série de coeficientes, marcas, além de uma ampla oferta no mercado brasileiro. O segmento, tema central do Hotel Trends de novembro, foi abordado por um dos maiores especialistas no assunto que já atuou por aqui. Franck Pruvost, hoje consultor hoteleiro, traz uma bagagem de décadas na Accor, sendo responsável pela consolidação de bandeiras como ibis em solo tupiniquim.

No podcast deste mês, Pruvost foi sabatinado por Vinicius Medeiros, editor-chefe do Hotelier News, e Henrique Campolina, sócio da Noctua Advisory. No episódio de novembro, Pedro Cypriano, managing director da consultoria hoteleira, participou de forma remota com perguntas ao convidado.

Vale lembrar que o francês esteva à frente das operações ibis na América Latina, participando ativamente das implantações da marca que comemora 50 anos em 2024 como uma das mais relevantes do segmento econômico no mercado brasileiro.

Com o tema A hotelaria econômica está em xeque?, o Hotel Trends debateu tópicos como construção de marca, mudanças no comportamento e perspectivas do consumidor, diferenciais de produtos e serviços, assim como o papel do short-term rental na corrida pela demanda no segmento econômico.

“Uma marca é um conjunto de elementos e todos têm que evoluir. Hoje, falamos muito sobre a experiência do cliente. Antes, essa experiência era o hóspede ter a certeza que encontraria um hotel limpo, com uma boa cama, um bom ar condicionado, um bom banho e um preço atrativo”, avaliou o executivo.

Para construir diferenciais nos hotéis econômicos da gigante francesa, Pruvost destacou a importância do trabalho feito no desenvolvimento de marcas gastronômicas, que atendem tanto hóspedes quanto passantes. “Começamos a trabalhar a questão dos restaurantes, algo que tem que ser continuado, solidificado e amplificado, pois, sem dúvidas, o A&B pode fazer a diferença”, completou.

Short-term rental na briga por hóspedes

O avanço de acomodações alternativas ligou um alerta para a hotelaria econômica, que vem competindo diretamente com os aluguéis de curta temporada perante um consumidor sensível a preço. Para Pruvost, o short-term rental se destaca como uma opção muitas vezes mais barata e tecnológica.

“Por isso, acredito que as marcas têm que se destacar pela experiência, ofertando algo de diferente e não focar apenas na automatização. O A&B é um ponto interessante, com restaurantes para a rua”, pontua o convidado do Hotel Trends.

Para além das acomodações, Pruvost acredita que investir em áreas comuns mais atrativas e interativas são saídas válidas para agregar valor à experiência do hóspede. “Ao invés de colocar uma TV no quarto, por que não criar um bar para ver jogos à noite? Ou desenvolver um espaço de trabalho no lobby, onde as pessoas possam interagir?”, questiona.

Onde ver e ouvir?

O episódio do Hotel Trends com Franck Pruvost está disponível em múltiplas plataformas. O programa pode ser acessado no Spotify, YouTube (veja abaixo) ou via newsletter do LinkedIn (faça sua inscrição aqui).

Spotify: https://encurtador.com.br/C8lDp

Já se você não segue o canal do Hotelier News no YouTube, dá um joinha e clique no sininho para receber notificações sobre nossas últimas atualizações, como novos episódios do Hotel Trends e In Loco. Aproveite também para curtir nossos perfis no LinkedIn, Facebook e Instagram para saber tudo que acontece na hotelaria.

Já se quiser ver a lista completa com todos os episódios do podcast do Hotelier News, acesse https://spoti.fi/3Hu00UB.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotelier News