quinta-feira, 4/setembro
InícioLIFESTYLEMagazineHotel Trends: marca, conversões e consolidação do mercado

Hotel Trends: marca, conversões e consolidação do mercado

Em todo o mundo, as conversões foram um dos principais motores de crescimento das grandes redes internacionais. No Brasil, desde o lançamento do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos), esse movimento andava em marcha lentíssima, mas o momento agora é outro. Por isso, esse tema estratégico esteve em foco no 30º episódio do podcast Hotel Trends.

Desta vez, a dupla Vinicius Medeiros (Hotelier News) e Pedro Cypriano (Noctua Advisory) reuniu quase um time de futebol (de futsal, vamos lá!) para debater esse assunto. A melhor parte é que são grandes especialistas no tema, além de profissionais reconhecidos no mercado (e de grandes empresas): Leonardo Lido (Hilton); Renato Carvalho (Marriott International) e Sergio Bueno (ICH Administração de Hotéis).

Alguns pontos são importantes de abordar: qual a relação do fim do Perse com as conversões? Grandes redes vão converter só com franquias? O chamado key money será o principal fator de convencimento de proprietários? Chegou a hora da consolidação do mercado, com os independentes buscando marca e elevando a fatia das cadeias hoteleiras no mercado (e tomando a liderança?). Tudo isso foi debatido no episódio, que ficou um pouco mais longo do que o habitual. Agora, vejam, não é todo dia que se reúne profissionais tão reconhecidos assim para um amplo debate.

Sobre a conversão de independentes, por exemplo, Bueno acredita que o segmento não está maduro o suficiente para fazer esse movimento e procurar uma marca hoteleira global. “Parece-me que eles deveriam estar atentos aos grandes movimentos que acontecem no setor, que é o fortalecimento das grandes marcas, as consolidações. Hoje, para um hoteleiro independente, ter acesso à parte do mercado corporativo é muito difícil, já que o segmento de negócios por meio de canais que, às vezes, não estão disponíveis para as pequenas propriedades”, explica.

“Então, faz sentido (conversões de independentes), mas ainda existe uma barreira cultural importante. Esse proprietário ainda não quer ceder sua administração para um terceiro. Existe a solução de franquia, que reduz o problema só para a parte comercial. As redes abrem mão da gestão, mas alguns nem a isso se adaptaram. Eles querem realmente ter as decisões nas mãos deles. Então, há ainda uma questão de entendimento, mas está avançando”, completa o executivo da ICH.

Onde ver e ouvir?

O episódio do Hotel Trends está disponível em múltiplas plataformas. O programa pode ser acessado no Spotify, YouTube (veja abaixo) ou via newsletter do LinkedIn (faça sua inscrição aqui).

Spotify: https://bit.ly/3XQ4QDV

YouTube: https://bit.ly/3FZtdsF

Já se você não segue o canal do Hotelier News no YouTube, dá um joinha e clique no sininho para receber notificações sobre nossas últimas atualizações, como novos episódios do Hotel Trends e In Loco. Aproveite também para curtir nossos perfis no LinkedIn, Facebook e Instagram para saber tudo que acontece na hotelaria.

Já se quiser ver a lista completa com todos os episódios do podcast do Hotelier News, acesse https://spoti.fi/3Hu00UB.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotelier News