Cerca de 40 hoteleiros passaram hoje (13) pelo Hotel Senac Barreira Roxa, em Natal, para participar da primeira parada “nordestina” do Hotel Trends on The Road, roadshow organizado pelo Hotelier News que viaja o Brasil levando um conteúdo sobre inovação e transformação digital para o mercado hoteleiro. Nesta etapa, nove marcas estão presentes (veja a lista abaixo) e, na quinta-feira (15), é a vez de João Pessoa sediar o encontro (inscrições gratuitas aqui).

A programação contou com apresentações das nove marcas parceiras, além de uma palestra de Paulo Salvador, sócio da Noctua Advisory. Automação de processos, IA (Inteligência Artificial), cultura de inovação, otimização de receita e forecast foram alguns dos assuntos abordados pelos palestrantes durante a manhã. Após o almoço, uma rodada de negócios colocou frente a frente o público participante com as fornecedoras de tecnologia para hotéis.

“É muito importante nossa indústria buscar estar atualizada com as principais tendências do setor. Então, agradecemos os esforços dos parceiros aqui reunidos em trazer para Natal um conteúdo tão estratégico para os nossos associados”, disse Abdon Gosson, presidente da ABIH-RN (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio Grande do Norte), apoiadora institucional desta etapa de Natal, logo na abertura da programação do Hotel Trends on The Road.

Um dos hoteleiros presentes, Wladimir Fernandes é proprietário do Tirol Praia Hotel, empreendimento de 28 apartamentos localizado na Praia de Ponta Negra, um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital potiguar. A propriedade tem como público principal o segmento de lazer (especialmente famílias) e teve, segundo Fernandes, uma alta temporada de verão positiva. “Os meses seguintes foram mais desafiadores, mas estamos otimistas com o segundo semestre”, revelou.

Com a sazonalidade marcante de praças como Natal como um dos principais desafios de sua operação, o dono do Tirol Praia Hotel veio ao Hotel Trends on The Road para saber como a tecnologia pode otimizar sua operação e, com isso, melhorar seus resultados. “Não conhecia a maioria das marcas presentes, então foi interessante entender melhor o que cada uma delas pode me entregar”, diz Fernandes, destacando que gostou muito da palestra de Salvador.

Com a sazonalidade marcante de praças como Natal como um dos principais desafios de sua operação, o dono do Tirol Praia Hotel veio ao Hotel Trends on The Road para saber como a tecnologia pode otimizar sua operação e, com isso, melhorar seus resultados. “Não conhecia a maioria das marcas presentes, então foi interessante entender melhor o que cada uma delas pode me entregar”, disse Fernandes, destacando que gostou muito da palestra de Salvador.

“Pude entender melhor o conceito de inovação e ver que, mesmo em um empreendimento pequeno como o meu, é possível usar o que já tenho dentro de casa para inovar e gerar melhorias importantes para minha operação”, acrescentou o proprietário do Tirol Praia Hotel, inaugurado há oito anos.


O Hotel Trends on The Road em Natal teve a presença de nove marcas parceiras:

Hotel Trends on The Road - Paulo_Salvador

Sócio da Noctua fez a palestra ‘âncora’ do evento, chamando atenção do público

Inovação ordinária

A palestra de Salvador aprofundou o conteúdo do episódio do podcast Hotel Trends gravado com o sócio da Noctua (reveja aqui). Entre os “bons recados” aos hoteleiros passados na apresentação, destaque para:

  • Embora a hotelaria de rede seja considerada mais profissionalizada, as principais inovações do setor de hospitalidade surgiram no mercado independentes. “Ou seja, pessoal, a solução está em vocês mesmos. Desenvolver uma cultura de inovação depende das pessoas que integram a organização”, pontuou Salvador.
  • Todo mundo pode inovar dentro da organização. Por isso, é fundamental estimular e empoderar time para contribuir neste processo. “Quem melhor do que a camareira para dar boas sugestões para criar inovação dentro a área de governança?”, acrescentou Vinicius Medeiros, editor-chefe do Hotelier News.
  • Inovação não é tecnologia, que, na verdade, é apenas um meio. “É ela quem possibilitará à organização focar no que é importante para o seu negócio. No caso da hotelaria, é gerar valor, que pode ser resumida pela entrega de uma boa experiência ao cliente”, comentou Salvador. “Inovação é quase um estado de espírito. Quanto mais ordinária for dentro da cultura de uma empresa, mais aplicável ela é”, complementou.

Rodada de negócios

A parte da tarde foi toda destinada para um encontro face to face entre os participantes e as marcas parceiras. Pedro Bezerril, da Liiv Rooms, fez visitas às mesas da WebSpot, da Asksuite e da B2B Reservas, além da Vingcard ASSA ABLOY, para conhecer suas soluções mais de perto.

Hotel Trends - Rodada_de_negócios

Rodada de negócios foi um dos destaques

Com atuação centrada no Rio Grande do Norte, a Liiv Rooms tem cinco unidades distribuídas por Natal, Praia da Pipa e São Miguel do Gostoso. “Nosso conceito é focado em uma experiência com a menor fricção possível para nossos hóspedes e, por isso, foi bom participar e ver de perto como essas empresas podem nos auxiliar nessa entrega”, disse Bezerril.

Já William Camargo, da Camar Hotéis, tem entre as unidades do seu portfólio o 9006 Suites, propriedade de perfil econômico com 64 UHs localizado na Praia de Ponta Negra. “Somos uma marca nova e estamos em busca de estruturar um conceito moderno de hospitalidade. Para nós, mais do que o conteúdo em si do evento, a rodada de negócios foi importante para conhecer de perto essas marcas e estabelecer um relacionamento com elas”, finalizou.


O Hotel Trends on the Road é uma realização do Hotelier News, em parceria nove marcas patrocinadoras: APP Sistemas, Asksuite, B2B Reservas, BWH Hotels, Vingcard ASSA ABLOY, Climber, Clima ao Vivo, Equipotel e WebSpot. O roadshow tem também apoio do Grupo R1 Audiovisual e, nesta etapa, da ABIH-RN e ABIH-PB.

 

(*) Crédito das fotos: Vinicius Medeiros/Hotelier News