O Hotel Trends Orçamentos 2026 começou na manhã de hoje (2), no Renaissance São Paulo Hotel. O evento, promovido pelo Hotelier News em parceria com a Noctua Advisory, reúne cerca de 300 profissionais da indústria do turismo, em especial da hotelaria, para um dia de imersão técnica e estratégica, visando o planejamento orçamentário para o próximo ano.
A abertura do evento, que chega à sua 4ª edição com o tema Hotel Trends em Expansão, foi conduzida por Vinicius Medeiros, editor-chefe do Hotelier News, ao lado de Peter Kutuchian, CEO e fundador do portal de notícias, Henrique Campolina e Pedro Cypriano, sócios da Noctua Advisory.
Em seu discurso de abertura, Kutuchian reforçou o compromisso e a necessidade de unir os esforços de instituições educacionais e hotéis para formar novos profissionais especializados no setor. “Queremos assinar um manifesto educacional com o Senac, e outras instituições no futuro, para unirmos o corporativo dos hotéis e fazer uma integração com as universidades”, pontuou.
“O Hotel Trends surgiu de maneira relativamente inesperada e, hoje, tornou-se um evento técnico e relevante para a hotelaria, onde os profissionais querem aprender. Será um dia longo, mas muito produtivo”, salientou Campolina.

Agenda qualificada
A programação do Hotel Trends Orçamentos 2026 foi desenhada em um formato de storytelling. O conteúdo parte do cenário macroeconômico e da visão de investidores, para então aprofundar-se nos painéis técnicos. As trilhas de conhecimento são focadas em eficiência operacional, gestão e estratégias para fortalecer os negócios.
Uma das novidades deste ano é a inédita divisão do conteúdo técnico. Após o pontapé inicial da edição 2026 na plenária principal, os debates se dividem em duas salas simultâneas: uma focada nos desafios de Hotéis Urbanos e outra dedicada às estratégias para Resorts.
Macroeconomia e política forçam cautela no próximo ano
A primeira palestra do Hotel Trends Orçamentos 2026 abordou o cenário macroeconômico e suas influências diretas na hotelaria. O economista André Sacconato, membro do Conselho de Economia da FecomercioSP, ponderou que o próximo ano precisa ser de consolidação e cautela, sem grandes gastos ou investimentos.
A análise ocorre em um período em que a economia brasileira mostra sinais de desaceleração, com variações negativas no setor industrial e de serviços, além do acúmulo de inflação. Um forte instigador desse cenário é o atual contexto das duas maiores economias do mundo: EUA e China.
Com juros altos nos EUA e a China desacelerando, o Brasil é pressionado a rever suas políticas monetárias que, segundo Sacconato, precisam ser ajustadas independentemente de quem vencer as eleições presidenciais de 2026. “Não existe solução para o Brasil que não seja um ajuste fiscal, seja qual for o alinhamento político. Se não houver, teremos uma quebra institucional”, ressaltou.
Ainda de acordo com o economista, o mercado de trabalho da hotelaria não será diretamente afetado de forma imediata, devido às leis trabalhistas do Brasil, que “forçam” uma estabilidade. Contudo, sem uma reforma fiscal e com gestores operando com margens menores, Sacconato aponta que os trabalhadores podem ser impactados em breve.

2027: oportunidade e investimentos
Apesar da preocupação e cautela com 2026, Sacconato aponta que 2027 pode trazer um novo ciclo de crescimento no Brasil. “Se fizer o ajuste fiscal, [o crescimento da economia] é rapidinho. Como gestor, manteria o planejamento de 2026 como um ano de consolidação, aproveitando a estabilidade, mas de olho nas oportunidades e na expansão que 2027 deve trazer com um cenário de potencial crescimento econômico”, reforçou.
Além disso, o cenário de estabilidade do próximo ano reforça o turismo dentro do Brasil, já que o dólar não deve cair de maneira significativa e traz oportunidades de fidelização em destinos e propriedades nacionais. “Como o próximo ano será de uma potencial consolidação, não teremos susto com câmbio ou mudanças na renda da população”, comentou o economista.
* Por Leonardo Neves, especial para o Hotelier News
(*) Crédito das fotos: Bruno Churuska/Hotelier News