reaberturas - novotel ituNovotel Itu retoma suas atividades na próxima sexta-feira (10)

Ainda no início do mês, julho já registra número recorde de reaberturas. Após diversos hotéis paralisarem as operações devido ao coronavírus, a flexibilização da quarentena impulsiona a retomada do turismo. Desta vez, anunciam sua volta o Novotel de Itu, o Itajaí Express e a cidade de Arraial d´Ajuda, que organiza uma volta coletiva dos estabelecimentos. 

Na próxima sexta-feira (10), o Novotel de Itu estará de volta. Dentre as novidades, apresenta o novo Room Office e ainda mudanças como "Cantinho do estudo", espaços preparados para trabalho e estudo. Segundo Carlos Jacobina, gerente geral, o hotel irá operar com 50% dos apartamentos disponíveis e com uma equipe reduzida. "Mesmo com tantas regras, sabemos do desejo dos brasileiros em sair de casa. Estamos providenciando todas as medidas e estamos confiantes de que, aos poucos, possamos retomar nos serviços e trazer um pouco de lazer aos hóspedes, bem como a realização de pequenos eventos para as empresas que também estão voltando com suas atividades".

Na última segunda-feira (6), o Hotel Itajaí Express também retornou às operações. No portfólio da Rede Pires, o empreendimento é um, entre oito, dos hotéis da rede em Santa Catarina. A abertura aconteceu dentro das normas estipuladas pelo governo local, com 50% dos apartamentos para comercialização. 

Já em Arraial d´Ajuda, litoral sul de Porto Seguro (BA), um grupo intitulado “Reabertura do Arraial Consciente”, foi o responsável por organizar a retomada do turismo. Reunindo cerca de 100 empresários locais, o setor organiza a volta a partir do dia 15 de julho. 

Cerca de 40 hotéis e pousadas retornam na primeira data, e o calendário de reaberturas ainda prevê mais retomadas. Para agosto, mais quatro hotéis e pousadas voltam a funcionar, assim como em setembro. A última reabertura com data está marcada para outubro, e outros sete seguem sem data definida.

Reaberturas: protocolos de segurança

Além do retorno com ocupação reduzida, o Novotel Itu ainda passou por 10 dias de treinamento e aquecimento para os colaboradores. Dentre as medidas de segurança, o estabelecimento implementou os 16 padrões Accor que sustentam o selo All Safe de limpeza e prevenção do coronavírus. Os padrões globais foram desenvolvidos e serão auditados pela Bureau Veritas.

Em áreas comuns, será obrigatório o uso de máscaras e ao fazer o check-in, haverá aferição de temperatura e conscientização dos hóspedes. Ao entrar no apartamento, o hóspede receberá o quarto lacrado e bio sanitizado. Não será permitida a entrada de qualquer outra pessoa do staff no apartamento. E, para a segurança de hóspede e do colaborador, a limpeza e arrumação será feita após o terceiro dia.

Os serviços de camareira e entrega de enxoval estarão disponíveis, bem como, se necessário a troca de apartamento, que já esteja bio sanitizado, para que não sejam quebrados os protocolos de segurança. Haverá reforço de sanitização na área de A&B (Alimentos&Bebidas) e implantação de cardápio via QR Code para facilitar pedidos dos clientes.

Para seu retorno, o Hotel Itajaí Express também organiza uma retomada segura. Segundo a gerente Comercial, Daniela John Giaretta, o hotel possui os protocolos contra a Covid-19 e que toda a equipe foi preparada para ter total atenção com a saúde dos hóspedes e dos colaboradores. “O cuidado nos pequenos detalhes é o que trará segurança para colaboradores e hóspedes”, destaca. 

Em Arraial d´Ajuda, também haverá medidas de segurança. Segundo Oliver Abade, diretor da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Extremo Sul da Bahia), os hotéis e pousadas trabalharão com baixas taxas ocupação e com as devidas precauções. “A segurança sanitária em relação à pandemia tem tido destaque especial na pauta da nossa entidade. E a aplicação do Protocolo Municipal de Saúde para prevenção da Covid-19 é uma das medidas que considero de grande importância, pois garantirá ao mercado que nosso destino está preparado para essa nova realidade e tem estrutura médico-hospitalar compatível com a grandeza de seu nome”, salienta

(*) Crédito da capa: Divulgação/Rede Pires

(**) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News​