Há 22 anos, quando o mercado ainda buscava seu espaço na internet e a hotelaria carecia de uma fonte especializada de notícias, nascia o Hotelier News. O que começou como um projeto pioneiro, quase visionário, se consolidou como referência indispensável no setor. Ao longo de mais de duas décadas, o portal fundado por Peter Kutuchian não apenas acompanhou as transformações da indústria hoteleira no Brasil e no mundo, como também se tornou um verdadeiro hub de conhecimento, conectando profissionais, antecipando tendências e pautando os debates mais relevantes da hotelaria nacional em uma robusta agenda de eventos.
Em um setor que valoriza experiência, confiança e atualização constante, o portal firmou seu papel de protagonista — sempre à frente, sempre em movimento. “Quando lançamos o Hotelier News, o objetivo era propagar notícias que ajudassem os hoteleiros a enxergar boas práticas e soluções aplicadas em outros hotéis, para que pudessem replicá-las em seus próprios negócios, melhorando assim suas performances”, diz Kutuchian.
Ao longo dos anos, o veículo foi aprimorando sua atuação para diferentes frentes de conteúdo. “Logo percebemos que nosso papel ia além disso: era preciso também compartilhar conhecimento, aproximar os profissionais e fomentar o crescimento do setor. Hoje, 22 anos depois, seguimos sendo uma fonte de informação e também realizadores de eventos que ajudam a desenvolver a hotelaria brasileira”, completa o fundador e CEO do Hotelier News.

Segundo Kutuchian, em 2004, um ano após o lançamento do Hotelier News, o portal já sentia a necessidade de realizar um evento para fomentar discussões sobre o setor, uma das principais frentes do veículo atualmente. Assim, o primeiro encontro, batizado de Hotel Internet Marketing, trouxe discussões sobre CRM, distribuição e reservas online, em uma iniciativa pioneira.
“Em seguida, começamos a fazer mais eventos, como um de hotéis boutique, uma tendência em ascensão no Brasil na época. Com o passar dos anos, fizemos algumas edições do Seminário Hotelier News de Marketing e Vendas, abordando as necessidades da época em relação a vendas e distribuição. Além disso, realizamos duas edições do Fórum de Gestão Hoteleira, ao lado da Mapie, e de lá para cá, temos incrementado fortemente nossa agenda de eventos”, relembra Kutuchian, que mais recentemente, passou a comandar o videocast Hotel Lobby Talks, ao lado de Hubber Clemente, CEO do Afroturismo Hub, com a proposta de apresentar um lado mais humanizado dos hoteleiros.
Prêmio VIHP: Oscar da hotelaria
Outro marco na trajetória do Hotelier News foi a criação, em 2010, do Prêmio VIHP (Very Important Hotel Professional), considerado o Oscar da hotelaria, em parceria com a QI Professional. Realizada anualmente, a premiação homenageia executivos, gestores e lideranças que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento do setor no Brasil.
Márcio Moraes, fundador e diretor da QI Profissional, destaca a importância da parceria com o Hotelier News e ressalta que acompanhou de perto a evolução do portal. “De um site de notícias segmentado, tornou-se um verdadeiro hub de conhecimento para a hospitalidade brasileira, e hoje é uma das principais fontes de informação e insights para o nosso setor. Nossa parceria nasceu desse alinhamento de propósito e o Prêmio VIHP é a materialização disso”, explica.

Segundo ele, quando a premiação foi criada, há 15 anos, o portal já mostrava um pensamento à frente do seu tempo. “Além do VIHP, tive o prazer de participar de debates e palestras em diversos eventos promovidos pelo Hotelier News, reforçando a visão de que colaborar é multiplicar, e que o compartilhamento de experiências e a valorização do autoconhecimento são o combustível para a evolução do nosso setor”, acrescenta.
O executivo endossa que o portal se tornou um modelo, ao longo desses 22 anos, de como oferecer muito além de notícias, entregando um conteúdo que realmente gere impacto e promova o crescimento profissional. “Para o futuro, espero continuar com essa parceria, ajudando a desmistificar a carreira na hotelaria e a impulsionar o desenvolvimento de talentos. Desejo ao Hotelier News um futuro ainda mais promissor, e que amanhã estejamos falando da nova ‘virada de mesa’, marca registrada desse portal que transborda experiências e conceitos”, conclui Moraes.
Hospitalidade em movimento
Figura importante na trajetória do Hotelier News, Vinicius Medeiros, editor-chefe e sócio do portal, juntou forças com Kutuchian, trazendo iniciativas que elevaram o site a um novo patamar e trouxeram ainda mais relevância.
“Surfamos, juntamente com a hotelaria, um bom momento de mercado. E, por mais incrível que possa parecer, atribuo à pandemia essa expansão. Foram com aquelas (agora saudosas) lives durante a crise sanitária que o Hotelier News retomou sua penetração, o que contribuiu para um ganho de reputação muito grande. Desde então, colhemos frutos dessa semente de autoridade plantada lá atrás”, destaca.

Medeiros reforça que, entre os projetos lançados para fortalecer a reputação e autoridade no mercado, está o podcast Hotel Trends, que comanda em parceria com Pedro Cypriano, fundador e managing director da Noctua Advisory. O programa deu origem a diversas iniciativas, que ajudaram a marca a ganhar ainda mais corpo.
“Nesta lista de ações, estão o Hotel Trends Orçamentos, evento que já se consolidou no calendário da hotelaria brasileira e que chega à 4ª edição este ano; o projeto Hotel Trends on the Road, roadshow que percorre o país levando conhecimento e oportunidades de negócios aos hoteleiros; e o Hotel Trends ESG, que trata de um dos temas mais relevantes e atuais da sociedade: a sustentabilidade. São eventos que, somados, já receberam mais de 1,5 mil pessoas desde suas primeiras edições. Isso é motivo de muito orgulho para nós”, complementa Medeiros.
Diante das transformações observadas no mercado de mídia, explica o editor-chefe do Hotelier News, a marca Hotel Trends tem sido vital para gerar receitas adicionais para o negócio. Mais ainda, os eventos ajudaram a consolidar o propósito do portal enquanto organização: empoderar o hoteleiro com mais conhecimento e inteligência de mercado para tomar melhores decisões, bem como possibilitar um networking poderoso no mercado.

Cypriano, parceiro de longa data do Hotelier News e companheiro de Medeiros no Hotel Trends, celebra os 22 anos do portal e comemora a parceria. “É um veículo de mídia com um papel muito importante no setor: trazer informação relevante e confiável, sinalizando tendências para o nosso mercado. Vejo uma grande evolução nesse sentido, especialmente nos últimos anos, com os eventos que foram criados”, pontua.
O executivo diz que encontros frutos dessa parceria, como o Hotel Trends Orçamentos e o recém-nascido STR Summit, representam um salto qualitativo importante para o mercado, cumprindo uma lacuna do setor ao ajudar o hoteleiro a identificar tendências de maneira simples e prática.
“É um orgulho estar com o Hotelier News. Ano a ano, os eventos vêm crescendo, não só do ponto de vista da discussão com players do mercado, mas também produzindo conteúdo e pesquisas. Hoje, temos dois estudos em parceria com o portal, e é um caminho que só tende a se intensificar”, completa Cypriano.
Nos últimos anos, o Hotelier News ampliou de forma expressiva seu calendário de eventos, consolidando-se como um dos principais hubs de conteúdo e networking da hotelaria nacional. O crescimento não se deu apenas em volume, mas também em diversidade temática e regional, refletindo o compromisso do portal em fomentar discussões relevantes, conectar profissionais e impulsionar o desenvolvimento do setor. Os eventos, com curadoria especializada, passaram a ocupar um espaço estratégico na agenda da indústria, fortalecendo o papel do veículo como plataforma de conhecimento para além do jornalismo.
Posicionamento
Ao longo de seus 22 anos, o Hotelier News acompanhou — e muitas vezes antecipou — as transformações do setor hoteleiro, evoluindo de um portal de notícias para uma plataforma estratégica de conteúdo, análise e conexões. Com olhar atento às mudanças do mercado, o veículo ampliou sua atuação para além do jornalismo diário, abraçando o papel de fomentador de debates fundamentais à profissionalização da hotelaria brasileira.
Questões como inovação tecnológica, sustentabilidade, diversidade, distribuição, experiência do hóspede e gestão de talentos foram sendo incorporadas à pauta do portal de forma consistente e aprofundada, fortalecendo seu posicionamento como fonte confiável e provocadora de reflexões.
Essa evolução não passou despercebida pelo mercado. A crescente aproximação com marcas líderes do setor, redes hoteleiras, associações, consultorias e fornecedores estratégicos é reflexo da credibilidade construída ao longo dos anos. Hoje, parceiros enxergam no Hotelier News não apenas um canal de comunicação, mas um espaço legítimo de diálogo qualificado, onde ideias circulam, tendências ganham forma e decisões são inspiradas.
“O portal tem sido fundamental na expansão de uma comunicação séria e relevante para todo o setor de hospitalidade e suas adjacências, contribuindo com o crescimento do segmento e melhorando a percepção dos profissionais em relação aos principais assuntos e estratégias”, salienta Daniel Pereira, diretor da Equipotel.

Ele acrescenta que o impacto do site como propagador de notícias e conhecimento é extremamente importante nos dias de hoje, tendo em vista o quanto o mercado é dinâmico e necessita de constante atualização em tempo real. “Esse profissionalismo reforça o compromisso em manter o setor atualizado e os profissionais atentos às mudanças e oportunidades. Buscamos construir juntos um momento importante na história da hospitalidade”, afirma.
“Os últimos anos da Equipotel, mais precisamente os últimos cinco, foram tempos de renovação, requalificação e reconstrução de um evento que conecta o que há de melhor na hotelaria nacional, e isso se dá pelas parcerias estratégicas e alinhamento de objetivos. Pensando nisso, contamos com o Hotelier News em todos os aspectos”, reforça.

A fala de Pereira é enfatizada por Ricardo Mader, managing director da JLL, que destaca que o Hotelier News se tornou não somente a principal fonte de notícias da hotelaria brasileira, mas também o principal foro de provocação de ideias e debates sobre as tendências da indústria.
“Sem dúvida, o veículo elevou a barra da cobertura da hotelaria. Meus parabéns a toda a equipe”, pontua Mader. Entre 2024 e 2025, o Hotelier News realizou diversas etapas do Hotel Trends On The Road, evento que conta com 11 patrocinadores, em vários destinos brasileiros; o Prêmio VIHP, para cerca de 120 pessoas; o já tradicional Encontro de Gente Hoteleira, realizado em parceria com a HotelConsult; além do Hotel Trends Orçamentos e do STR Summit.
Além disso, o portal também é parceiro de conteúdo de eventos como a HFN (Hotel & Food Nordeste) e a Equipotel.
Percepção do setor
O reconhecimento do Hotelier News pelas principais entidades da hotelaria brasileira é resultado de uma trajetória pautada por consistência editorial, isenção jornalística e compromisso com o fortalecimento do setor. Diversas associações veem no portal um parceiro estratégico, tanto na difusão de informações relevantes, quanto na amplificação de pautas institucionais. A cobertura constante das ações promovidas por essas organizações e o espaço dado ao debate técnico e executivo reforçam o papel do site como elo entre entidades, mercado e opinião pública.
Ao servir como ponte entre o setor privado, associações representativas e a imprensa especializada, o veículo se posiciona como agente integrador, promovendo um ecossistema mais conectado e preparado para os desafios da hospitalidade. “Os eventos promovidos pelo Hotelier News desempenham papel relevante no fortalecimento do ecossistema da hospitalidade no Brasil. Ao reunir líderes, especialistas e profissionais do setor, essas iniciativas fomentam o diálogo, a atualização constante e a disseminação de boas práticas”, comenta Orlando Souza, presidente executivo do FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil).

O gestor diz que, ao longo desses 22 anos, é notável a evolução tanto no conteúdo, quanto no formato dos eventos. Souza destaca que houve uma ampliação da curadoria temática, além de maior diversificação de vozes e aprimoramento da abordagem sobre os desafios contemporâneos do setor, o que proporciona aos hoteleiros uma visão estratégica abrangente, bem como ferramentas práticas para enfrentar as transformações de mercado.
“Em nome do FOHB, reconhecemos a importância de iniciativas que promovem conteúdo qualificado, como as do Hotelier News. Elas estimulam o mercado ao oferecer conhecimento acessível, incentivar a profissionalização do setor e criar oportunidades de networking entre os diferentes elos da cadeia produtiva do turismo e da hotelaria. São ações que ampliam a competitividade e colaboram para posicionar o Brasil como um destino de excelência em hospitalidade”, conclui.
Já Alexandre Sampaio, presidente da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Gastronomia), diz que os eventos propostos e realizados pelo site agregam muito valor para o turismo em geral, com discussões sérias, atuais e pertinentes, merecendo todo o apoio das entidades.

“A nossa percepção atual é de que os temas que afetam o dia a dia da hotelaria são abordados de maneira elucidativa, com visões e contribuições que trazem credibilidade às discussões, com insights que podem ser seguidos por quem consome o conteúdo”, diz.
Assim, o gestor reforça que os eventos cumprem o papel de estimular o debate sobre conteúdos e levam as empresas do setor a considerar a interação com essas questões um fator fundamental para seu funcionamento e operação.
Ana Biselli Aidar, presidente executiva da Resorts Brasil, relembra que a entidade acompanha a trajetória do Hotelier News desde seu nascimento. “Ao longo desses anos, observamos uma atuação sempre comprometida com o desenvolvimento do setor hoteleiro, oferecendo não apenas informações de qualidade, mas também promovendo eventos com alto impacto. Essas iniciativas têm papel fundamental ao fomentar debates estratégicos e fortalecer conexões entre os diversos elos da cadeia do turismo e da hospitalidade”, salienta.

Assim como a hotelaria vem evoluindo continuamente, analisa a executiva, o portal tem acompanhado esse movimento, aprimorando sua atuação e aprofundando sua escuta sobre as demandas do mercado. Essa evolução conjunta, conta Ana, fortaleceu a relação de troca entre o veículo e os profissionais da hotelaria, consolidando uma parceria que impacta positivamente o setor.
“O resultado é um ambiente mais conectado, informado e preparado para os desafios e oportunidades que se renovam a cada ciclo. A Resorts Brasil acredita fortemente no valor de eventos que promovem a disseminação de conteúdos relevantes. Em um setor dinâmico e em constante transformação como o nosso, toda iniciativa voltada à atualização conceitual e ao desenvolvimento profissional contribui de forma direta para o fortalecimento do mercado”, analisa.
Parceiro de longa data do Hotelier News, Roland Bonadona, fundador e CEO da Bonadona Hospitality Consulting, celebra a trajetória do portal de notícias, afirmando que, como alguém que acompanha o setor há muitos anos, viu o veículo se consolidar como um pilar de primeira importância para a hotelaria brasileira, desempenhando papel essencial na construção da inteligência de mercado do segmento.

“Entre tantos exemplos, vocês nos trazem, em primeira mão, as notícias e os movimentos mais relevantes, permitindo uma leitura ágil do cenário. Apresentam análises sobre as grandes transformações do setor, conectando os pontos e juntando as visões tanto macro, quanto micro. Entrevistam os profissionais mais experientes e atuantes do Brasil e do exterior, trazendo perspectivas que ampliam nosso horizonte, acompanham os movimentos de executivos do setor, oferecendo um precioso benchmarking para o desenvolvimento de nossas próprias carreiras, entre outras iniciativas”, cita.
O executivo relembra a trajetória do Hotel Trends de maneira especial, pontuando que é uma iniciativa que eleva a inteligência coletiva dos profissionais do setor, promovendo um ambiente rico de troca de conhecimento e networking. “Parabenizo-os pelas mais de duas décadas de dedicação incansável em elevar o padrão da informação e da análise em nossa hotelaria. Que esta jornada de sucesso prossiga com o mesmo vigor e impacto”, completa.

Abel Castro, CDO da Accor para a divisão Premium, Midscale & Economy nas Américas, também celebrou os 22 anos do Hotelier News, destacando a contribuição do portal para o setor hoteleiro. “São mais de duas décadas contribuindo para o desenvolvimento do mercado hoteleiro no Brasil. Uma leitura indispensável para quem atua no segmento”, finaliza.
A história do Hotelier News é feita de escuta ativa, proximidade com o mercado e, sobretudo, compromisso com a evolução contínua da indústria da hospitalidade. A missão segue a mesma: fomentar conhecimento qualificado, antecipar tendências e contribuir ativamente para a construção de uma hotelaria mais profissional, sustentável e conectada, servindo como um guia confiável — e necessário — para quem vive, transforma e faz a hospitalidade acontecer.
(*) Crédito das fotos: Arquivo HN