De Louisiana, em Nova Orleans (EUA) 

Ivan Dias, gerente de Vendas Beach Park ;  Gabriela Otto, da GO Consultoria e HSMAI Brasil, e Luís Henriques Vasconcelos Revenue Manager Beach Park 
(foto: Gabriela Otto)

O distrito de Louisiana, em Nova Orleans (EUA) foi palco da 13ª edição do HSMAI ROC (Revenue Optimization Conference), maior evento de Revenue Management e Distribuição Hoteleira do mundo. O encontro, que aconteceu na última quinta-feira (23) reuniu 610 participantes, entre eles muitos hoteleiros brasileiros.

A conferência tem como um dos seus pilares fomentar a educação, colaboração e inovação na indústria hoteleira por meio de discussões das últimas tendências do setor, e análise de como elas impactam na gestão de receitas.

O mundo vai bem, exceto o Brasil
 
A palestra de abertura ficou por conta de Isaac J. Collazo, VP Performance Strategy & Planning da IHG, que apresentou análises econômicas mundiais para afirmar como o desemepenho econômico global está impactando o segmento de hotéis. 

De acordo com o profissional – utilizando fontes como o STR e o Oxford Economic – o Brasil está em 3º lugar no ranking de desemprego dos países analisados. Além do Japão, o Brasil foi o único país com queda significativa no consumo, chegando aos 6%.

 
Análise do RevPar de alguns países representativos no segmento 

Apesar desse cenário, o País está em 2º lugar quanto a abertura de hotéis, abaixo somente da China. Em contrapartida, quando se trata de ocupação, o executivo apontou que o destino ocupa a última posição no ranking de países chave.


Perspectiva de consumo para este ano e 2017

Em um panorama geral, Isaac observou  que a confiança empresarial está moderada em todas as partes do mundo tendo, como consequência, um crescimento econômico contido, especialmente pela fraqueza dos mercados emergentes. Houve uma desaceleração no crescimento da ocupação, bem como da diária média. Ainda assim, as expectativas são de que em 2017 o cenário pareça melhor.

Homenagem 

A entrega do prêmio Vangard Award for Lifetime Achievement in Revenue Management, que finaliza a abertura, foi dado ao  Dr.Ravi Mehrotra, co fundador do IDeaS Revenue Solutions em 1989 e professor. Em seu discurso afirmou que os Revenue Manager pelo mundo é que deveriam receber aquele troféu. 

Serviço
www.hsmairoc.org