Apesar da vontade de viajar ser grande, poucos brasileiros se arriscaram a retomar o turismo. Segundo pesquisa realizada pelo Ibope em parceria com a C6 Bank, apenas 12% das pessoas voltaram a realizar viagens após a flexibilização da quarentena. O levantamento aponta que 55% da população parou de fomentar o setor durante a pandemia.

O estudo ouviu 2 mil brasileiros das classes A, B e C com acesso à internet em todas as regiões do país. A pesquisa mostra que 38% da população pretende fazer viagens nos próximos seis meses, período que engloba o verão e final de ano. Os números reiteram o levantamento divulgado na semana passada pelo Kayak, que aponta que 55% das pessoas têm a intenção de viajar no mesmo prazo.

Quando perguntados sobre os planos para os próximos seis meses, 33% dizem que sempre fizeram viagens econômicas e devem continuar fazendo a mesma coisa no futuro. Já 14% dos brasileiros afirmam que vão gastar mais em viagens. Já 6% afirmam ter ampliado a frequência de deslocamentos rodoviários, a lazer ou a trabalho, durante a pandemia.

Ibope: intenção de viagens

Em relação à intenção de fazer viagens a lazer, a pesquisa mostra que 25% dos brasileiros com acesso à internet não têm certeza se vão sair a passeio nos próximos seis meses. O estudo revela que, nesse período, 36% dos entrevistados pretendem fazer viagens a passeio de carro e 19% planejam viajar a turismo de avião. Entre os que pretendem frequentar os aeroportos, 15% dizem que vão viajar no Brasil e 4% relatam a intenção de ir ao exterior.

Os números revelados pela pesquisa reforçam aqueles divulgados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) que indicaram queda de 90,7% na demanda por voos internacionais no mês de setembro – último dado atualizado – em relação ao mesmo período do ano passado.

Entre os entrevistados, 30% afirmaram que já não costumavam viajar antes da pandemia e seguiram sem viajar, 6% disseram que passaram a viajar mais de carro tanto a turismo quanto a trabalho, 12% diminuíram a quantidade de viagens, mas já voltaram ao normal, e 43% diminuíram ou pararam de viajar e ainda não retornaram à normalidade

(*) Crédito da foto: Free-Photos/Pixabay