Inventário de hotéis globalNo período, número de hotéis foi de 170.047 para 184.299

Em 10 anos, o inventário global de hotéis subiu 17,7%. No período, o total de empreendimentos em operação no mundo passou de 170.047 (14.419.917 quartos) para 184.299 (16.966.280 apartamentos). Os números são da consultoria americana STR, que recentemente divulgou dados relacionados ao Brasil.

Os dados levantados pela STR levam em conta três fatores para qualificar um empreendimento como hotel. O primeiro é geração de receita a partir de tarifas diárias. O segundo é ter 10 ou mais quartos, enquanto o terceiro é ser aberto ao público. A análise, por exemplo, exclui propriedades que exigem associação, filiação ou que tenha status de clube

Hotéis: outros dados

Os números divulgados pela STR marcam os 10 anos de atuação global da consultoria. Antes disso, a empresa avaliava apenas dados de empreendimentos da América do Norte e Caribe. Hoje, a consultoria recebe dados de 59 mil propriedades no mundo, envolvendo mais de 8 milhões de apartamentos.

Desde o lançamento das operações internacionais da STR, a amostra de hotéis analisadas cresceu em quase 3 milhões de quartos, alta de 49% no período. Com base nessa amostra, a indústria hoteleira global registrou uma ocupação média de 67,5% nos últimos 12 meses encerrados em fevereiro, na comparação com igual período anterior. No mesmo intervalo de tempo, a diária média avançou 2,6%, para US$ 122,96.

"O setor hoteleiro e sua boa rentabilidade continuam a atrair investidores. Isso fica evidente no crescimento substancial das métricas que avaliamos e que temos visto na última década", disse Robin Rossmann, diretor Internacional da STR. "Embora essa realidade não tenha sido verdade em todos os mercados analisados, a indústria como um todo continua a ter desempenho robusto, e esperamos crescimento contínuo nos próximos anos”, finaliza Rossmann.

(*) Crédito da foto: StockSnap/Pixabay