instalação artística de las vegasLCCVA já levou instalação para Miami antes do Brasil

O LVCVA (Las Vegas Convention and Visitors Authority), representação do destino norte-americano no Brasil, utiliza um dos cartões postais de São Paulo para uma ação promocional na próxima semana. De 6 e 8 de abril, a entidade colocará em funcionamento uma instalação artística na Avenida Paulista. A intenção é promover a cidade dos Estados Unidos com o público paulistano.

A intervenção consiste numa atividade de arte e realidade virtual em frente ao Shopping Center 3. Segundo os organizadores, será uma oportunidade de conhecer um pouco da capital mundial do entretenimento, que recebeu esse ano mais um prêmio do setor de trade show.

A instalação fica em um contêiner estilizado. Dentro dele, os visitantes podem usar óculos de realidade virtual para assistir a vídeos animados produzidos por artistas de diferentes países. Essas produções representam suas interpretações de uma viagem a Las Vegas. A atividade será gratuita.

Instalação artística usa realidade virtual como recurso

Para impressionar os passantes, a intervenção une realidade virtual e tecnologia com arte e viagens. A instalação é chamada VAYR (Vegas: Alter Your Reality) e apresenta Las Vegas com olhar de diferentes artistas. Participam nomes como Beeple, dos EUA; FAFI, da França; INSA, do Reino Unido; Signalnoise, do Canadá; e o brasileiro Adhemas Batista.

O brasileiro, inclusive, é conhecido por sua obra digital. Batista trabalhou para várias marcas como Absolut Vodka, Adidas, Coca-Cola, Google e Havaianas, entre outras. "Já tinha feito animações e vários projetos, mas pela primeira vez consegui mergulhar e vivenciar a minha arte, algo que eu nunca tinha sentido antes", comenta Batista.

As peças da VAYR foram criadas após visitas individuais a Las Vegas, nas quais cada artista experimentou as atividades que a capital mundial do entretenimento tem a oferecer. 

Esta será a segunda vez que a instalação é exibida. A estreia ocorreu durante a Miami Art Week em dezembro de 2017, quando os visitantes puderam fazer uma viagem digital para Las Vegas a partir da Galeria Zadok. Depois de São Paulo, a instalação continua a percorrer outros países, incluindo Inglaterra, Canadá e EUA.

Quem não puder visitar a instalação na Avenida Paulista pode baixar o aplicativo Vegas VR, disponível para iPhone e Android, e assistir às produções dos cinco artistas.

A instalação funcionará das 11h às 20h na sexta-feira e no sábado (6 e 7), e das 9h às 18h no domingo (8).

* Crédito da foto: divulgação/Interamerican Network