John Chen, um dos hoteleiros mais experientes do mercado, com mais de 40 anos de expertise, faleceu sábado (25) em São Paulo. O executivo comandava o Bourbon Convention Ibirapuera, um dos maiores hotéis do brasil com mais de 600 apartamentos. Chen fez sua passagem em decorrência da Covid-19 e por isso não houve velório.

Chen tinha mais de 40 anos de expertise na hotelaria mundial. Toda a sua experiência lhe permitiu se tornar um especialista na estruturação de hotéis como negócios e gestão de investimento. Seu conhecimento abrangia todos as fases de estrutura de um hotel: projeto, conceito, construção, implementação, operação, desenvolvimento, expansão e renovação.

O executivo atuou em diversas redes como Caesar Park Américas (Norte, Central, Sul), Europa, Ásia-Pacífico; Aoki Corporation (Estados Unidos, México, Panamá, Brasil, Japão, Taiwan); Westin Hotels & Resorts (Estados Unidos, Canadá, México, China, Taiwan, Malásia, Indonésia, Cingapura, Filipinas); Shangri-La Hotels and Resorts (China); Banco de Desenvolvimento de Cingapura; Divisão Hoteleira do Grupo Samsung (Coréia do Sul); Grupo Hong Kuo (Taiwan); Blue Tree Hotels & Resort; Bourbon Hotéis e Resorts; e Doppio Westside (EUA).

John Chen: depoimentos de amigos e filho

“Conheci John em 2001, quando me entrevistou para uma vaga de gerente geral no Blue Tree. Depois, sempre nos víamos quando eu ía no Bourbon Convention, hotel que ele comandava com maestria. Os recordes de faturamento eram quebrados ano a ano”, comenta Peter Kutuchian, do Hotelier News. “Sempre um gentleman e com o charuto na mão ou no bolso. Não faz muito tempo que fumamos um puro juntos em uma das áreas que ele criou no Bourbon. Vai deixar muitas saudades. Sua jornada continua e vai ser muito evolutiva”, comentou.

Para Sérgio Assis, CEO da Migro, e que trabalhou com Chen por vários anos, é muito difícil contextualizar o momento. “Devo muito do que sei hoje sobre a hotelaria ao John. A experiência internacional dele me fez mudar totalmente a forma de ver a hotelaria que estava ao meu alcance. Além de sua experiência, sempre foi de uma pessoal de extrema gentileza, respeito e equilíbrio nas palavras. Sem exceção. Já vi sua atuação com grandes players da hotelaria internacional, onde seu nome é lembrado sempre. Ser discreto sempre foi seu lema e o que posso dizer agora é que foi meu mestre na hotelaria”, disse ao Hotelier News.

Rui Manuel de Oliveira, vice-presidente regional da Meliá Hotels International, e amigo há 40 anos lamenta a passagem de John. “Foi um grande baque. Não esperava por isso porque as informações que vinham eram que ele estava se recuperando com até uma certa rapidez. Ele vai ficar sempre em nossos corações, não só no meu mas de muitas pessoas que tinham uma grande amizade com ele. Um grande amigo, um grande colega, uma pessoa que gostava muito de ajudar os outros. O John, na verdade, para mim, durante quase 40 anos nos quais mantive uma excelente relação com ele, foi um grande incentivador na minha vida e carreira profissional. Sempre com seus conselhos, sempre muito ponderados e incentivadores. Nos conhecemos no Hotel Ca’d’O e depois trabalhamos juntos no Caesar Park. Um grande profissional, um grande amigo e que jamais poderemos esquecer. O John, na verdade, foi uma pessoa extraordinária. Que Deus o tenha em paz porque ele merece, é uma grande pessoa. Estou muito triste mas desejo que esteja em paz e com Deus”, compartilhou Oliveira.

Christian Chen, um de seus filhos, também falou com nossa reportagem: “Quero dizer apenas que meu pai fez muitos amigos em todos esses anos na hotelaria, e que tinha carinho especial por todos.”

(*) Crédito da foto: reprodução/John Chen Hotels