Em assembleia realizada ontem (17), a ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio de Janeiro) elegeu José Domingo Bouzon como novo presidente da entidade para o biênio 2024/2026. O executivo, que substitui Paulo Michel, inicia sua gestão à frente da Associação com novo enfoque sobre a comercialização dos empreendimentos hoteleiros. As principais iniciativas previstas vão lançar mão de novas tecnologias para incrementar as vendas dos hotéis, bem como no apoio às prefeituras na visibilidade e promoção dos destinos turísticos.

Bouzon pretende trazer inovações tecnológicas que agreguem valor e aumentem as vendas dos hotéis. Isso inclui novas plataformas de reservas, que sejam mais eficientes e integradas com os PMSs, além da análise de dados para personalizar e melhorar a experiência dos hóspedes. Essas medidas têm como objetivo principal modernizar o setor e tornar os ativos mais competitivos no mercado atual.

Além disso, o novo presidente da ABIH-RJ se diz comprometido em colaborar com a prefeitura, por meio das secretarias de turismo, para promover os destinos turísticos de maneira mais eficaz, usando intensivamente as plataformas de mídias sociais e ferramentas de marketing digital. Assim, o gestor propõe a criação de uma cartilha com dicas importantes para a promoção do destino, abordando aspectos como hospitalidade,, infraestrutura, eventos locais e marketing turístico. Bouzon também planeja ampliar projetos que já obtiveram êxito na entidade, como os Prohens e os Procaps, workshops, seminários e famtours para capacitar os profissionais do setor sobre as melhores práticas em promoção turística.

As ações propostas visam fortalecer a colaboração entre a ABIH-RJ e as administrações municipais, contribuindo para o crescimento sustentável do turismo no Rio de Janeiro. “Nossa gestão terá como objetivo dar continuidade ao trabalho realizado pelo Paulo Michel e acrescentar um foco adicional, a inserção de tecnologia e o uso de novas ferramentas digitais, para gestão e divulgação dos hotéis. Vamos organizar também seminários em gestão das ferramentas das OTAS e do Google”, afirma Bouzon. Ele ressalta que o Estado do Rio de Janeiro teve uma revolução silenciosa turismo a partir de 2020 com a implementação das 12 zonas turísticas fluminenses e a divulgação do turismo da capital e do interior de forma sistemática e continuada. “Essa divulgação e promoção do destino Rio de Janeiro abre uma janela de oportunidade de médio e longo prazo”, reforça.

José Domingo Bouzon: trajetória

Bouzon nasceu na Espanha, em uma aldeia na Galícia chamada Salvaterra de Minho, na divisa com Portugal. O novo presidente da ABIH-RJ é engenheiro civil formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e possui mestrado em Engenharia Industrial e Análise de Investimentos pela PUC-RJ. Além disso, tem vasta experiência no segmento de hospedagem, com habilidades em negociação, planejamento estratégico, administração e estratégias de negócios. De 1986 a 2000, atuou no mercado financeiro e em 2002 adquiriu, junto ao pai, o antigo Hotel Castro Alves, da Hotéis Othon.

Em 2006, com outros sócios, comprou o Hotel Trocadeiro, também da Othon. O empreendimento foi transformado no Arena Copacabana Hotel. O executivo atua como diretor da Arena Hotéis e já foi vice-presidente da ABIH-RJ. “Agradeço a Alfredo Lopes e Paulo Michel pela parceria, com a qual continuo contando. Afinal, temos muitos desafios pela frente, como a Lei Geral do Turismo que, se entrar em vigor do jeito que está, tornará duradoura a desleal concorrência que as plataformas de locação vêm nos causando. Por isso, temos que reforçar nossa atuação como entidade, abordando políticos para mostrar o quanto nosso pleito é legítimo. Outro ponto de atenção é a questão da liberação dos jogos de azar, que poderá nos causar perdas de receita se for aprovada como está”, conclui Bouzon.

Michel esteve à frente da entidade nos quatro últimos anos. Neste período, liderou a Associação em um dos momentos mais difíceis para o segmento: a pandemia de Covid-19. A retomada dos negócios foi uma de suas prioridades, para a qual contou com parcerias com entidades como a Setur-RJ (Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro).

“Presenciamos a união dos atores do segmento turístico no sentido de recuperar empreendimentos e postos de trabalho e a Setur-RJ foi uma grande aliada nesse esforço, sendo nossa parceira na realização de eventos como os Procaps, que percorreram diversos destinos do interior do estado em um modelo tão bem-sucedido que vem sendo replicado pelo Brasil, e os Prohens, em parceria com a Fecomércio-RJ, que levaram palestras sobre gestão e serviço aos gestores de empreendimentos turísticos por alguns municípios indutores do turismo. Foram mais de 28 eventos e 90 reuniões com representantes do setor e de órgãos públicos. Também registramos a chegada de 29 novos associados”, finaliza Michel.

(*) Crédito da capa: Divulgação/ABIH-RJ

(**) Na foto: Paulo Michel, José Domingo Bouzon e Alfredo Lopes