Hoje, a Marriott International é a maior rede hoteleira do mundo, com mais de 1,5 milhão de quartos, o que a torna 35% superior em termos de UHs que sua concorrente e compatriota, a Hilton. No entanto, cabe ressaltar que o ritmo de crescimento da Marriott foi inferior nos últimos anos, atingindo avanço de 3,2%, contra 4,5% da Hilton, aponta o Skift.

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Isso se deve, em parte, à lei dos grandes números. O total de acomodações significativamente superior da Marriott em relação à Hilton significa que é mais difícil sustentar as taxas de crescimento anteriores. Por outro lado, também é resultado de sua maior inclinação para escalas de cadeias que historicamente cresceram em ritmo mais lento, como luxo e luxo superior, como mostra o gráfico abaixo.

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Agora, ambas as redes estão buscando participação de mercado nos segmentos midscale e econômico, que há muito tempo são espaços em branco em seus portfólios. Por exemplo, a Marriott comprou recentemente a bandeira City Express e tem planos de lançar uma marca de médio porte para estadas prolongadas.

A Hilton, por sua vez, lançou a marca econômica premium Spark, e também tem planos de lançar uma bandeira de long stay. Talvez, ao lidar com esses segmentos que geram mais oportunidades de negócios, possamos ver a Marriott fechando a lacuna de crescimento líquido entre ela e a Hilton, com a escala do programa de fidelidade Bonvoy atraindo mais proprietários.

Medindo forças

Enquanto o mix de luxo mais alto da Marriott, que responde por mais de 9% dos quartos da marca contra apenas 2% da Hilton, tenha prejudicado seu crescimento líquido de unidades, o aumento significativo no interesse dos desenvolvedores por empreendimentos de luxo é provavelmente um benefício para a Marriott.

De acordo com o relatório Recession Watch: Hotel Chain Scale Analysis 2023, os hotéis de luxo se recuperaram rapidamente durante a pandemia, liderados pela forte demanda do consumidor, fazendo crescer também o interesse de proprietários e desenvolvedores. Dados dos EUA de janeiro deste ano mostram que os quartos em construção como porcentagem da oferta anual foram os mais altos para empreendimentos de luxo em comparação com qualquer outra escala de cadeia.

A exposição da Marriott a hotéis de luxo, bem como sua expansão para as oportunidades de preencher espaços em branco do portfólio, principalmente com propriedades econômicas e midscale, ajudará no crescimento futuro da rede.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Marriott International

(*) Crédito dos infográficos: Reprodução/Skift