Aracaju é mais uma capital a receber a Operação Verão LegalAlém de Aracaju, tour da operação Verão Legal já passou por outras capitais.

Aracaju recebe, nesta semana, uma equipe de fiscais do MTur (Ministério do Turismo) para mais uma etapa da Operação Verão Legal. A iniciativa, que já passou por outras capitais brasileiras esse ano, visa ampliar o número de pessoas físicas e jurídicas no Cadastur e, com isso, sensibilizar os prestadores de serviço sobre a importância da formalização do setor.

Em 2018, a operação já esteve em Brasília, Rio de Janeiro, Boa Vista, Maceió, João Pessoa e Palma. Até abril, o MTur espera terminar o tour por todas as capitais brasileiras. Segundo o ministério, a fiscalização – iniciada em setembro de 2017 – já vem surtindo efeito. Em dezembro do ano passado, de acordo com a base de dados do Cadastur, houve 64.591 novos registros, alta de 14% frente a igual período de 2016.

Aracaju: não são só hotéis

A equipe do MTur não fiscaliza apenas meios de hospedagem em funcionamento na capital sergipana. O cadastro também é obrigatório para outras seis categorias. São elas: agência de turismo, parque temático, acampamento turístico, organizadora de eventos, guia de turismo e transportadora turística.

Vale destacar que, quem for flagrado com cadastro fora de validade, pode ser autuado pelos órgãos de controle. Caso não regularize a situação, a penalidade pode chegar a R$ 854 mil. “Com essa força-tarefa iremos beneficiar não só o setor turístico, que sairá da ilegalidade, mas também o turista”, acredita o ministro do Turismo, Marx Beltrão. “Por isso, tenho convicção de que este é um projeto que será apoiado por todo o setor e seus parceiros”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Kate Salomão