MTur: incorporação da Cultura fortalece setoresMarcelo Alvaro Antonio, ministro do Turismo, quer fazer um diagnóstico da Cultura

A incorporação da Secretaria de Cultura pelo MTur (Ministério de Turismo) é visto pela pasta como uma oportunidade de fortalecimento para ambos os setores. O ministério argumentou que a Cultura também é um tema transversal, por envolver ao menos 68 setores econômicos. Marcelo Alvaro Antonio, ministro do Turismo, disse que sua primeira medida será fazer um diagnóstico da pasta agora subordinada a ele.

"A gente precisa incentivar e dar oportunidade aos nossos artistas regionais, valorizar as nossas culturas nos quatro cantos do Brasil e é para isso que a gente vai trabalhar", finalizou.

A medida foi anunciada na quinta-feira (8), e inclui ao Turismo mais sete órgãos ligados à Cultura, como Agência Nacional do Cinema (Ancine), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Fundação Biblioteca Nacional, a Fundação Casa de Rui Barbosa, a Fundação Cultural Palmares e a Fundação Nacional de Artes (Funarte).

MTur e Cultura já têm projetos conjuntos

O MTur informou ainda que as duas pastas já possuem projetos conjuntos, como o acordo de cooperação para a criação da Rede Brasileira de Cidades Criativas, o programa Revive e a gestão compartilhada de patrimônios culturais e naturais.

O Turismo e a Cultura também trabalharam juntos nas candidaturas de cidades brasileiras para títulos de patrimônios da Unesco, como foi o caso de Ilha Grande e Paraty, no Rio de Janeiro; o Bumba Meu Boi, no Maranhão; e os parques Cânions do Sul, entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e o de Seridó, no Rio Grande do Norte.

Antes, a secretaria estava sob o guarda chuva do Ministério da Cidadania. Além dos órgão, também passam para a responsabilidade do Turismo outras autarquias como Conselho Nacional de Política Cultural, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, a Comissão do Fundo Nacional de Cultura e seis Secretarias.

(*) Crédito da foto: Roberto Castro/MTur