mtur turismo socialMalab anunciou o manual durante evento da CNC

O MTur (Ministério do Turismo) lançou ontem (4) documento com com as diretrizes para o desenvolvimento do Turismo Social no Brasil. A apresentação foi feita por Aluizer Malab, secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do MTur. O segmento propõe o desenvolvimento dos destinos de forma responsável, inclusiva, solidária e cidadã. 

Documento foi lançado durante seminário sobre Turismo Social realizado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e Sesc (Serviço Social do Comércio) no Rio de Janeiro. 

Ao apresentar os principais pontos do documento, Malab apontou o turismo social como uma forma transversal de trabalhar a atividade turística. O que contribui para ampliar o acesso das pessoas ao turismo. 

“O Turismo Social é a forma de turismo que promove a inserção de todos, proporcionando qualidade de vida e exercício da cidadania”, afirmou o secretário.

“Hoje 60 milhões de brasileiros viajam pelo Brasil e temos um potencial enorme de crescimento, já que o Turismo é um direito de todos e gera oportunidade de integrar comunidades locais à cadeia produtiva do setor de Viagens, obtendo benefícios sociais e econômicos”, acrescentou Malab.

Malab também destacou que o Brasil é signatário dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) e que uma das atribuições da pasta de Turismo, previstas no Plano Nacional de Turismo 2018-2022, é promover o turismo responsável e sustentável.

MTur: manual Turismo Social

Foram definidas seis Diretrizes para o Turismo Social no Brasil: A capacitação continuada dos recursos humanos, promovendo a inclusão e respeitando as diferenças; Disponibilizar informação e comunicação com engajamento e atuação conjunta de turistas, trade e setor público; Incentivos para viabilização e recursos, tecnologias e infraestrutura; Promoção e comercialização de roteiros, produtos e serviços turísticos de forma integrada e regional; Desenvolvimento e sustentabilidade do setor e das localidades impactadas pelo turismo; E governança e parcerias para fortalecer a cadeia produtiva do turismo.

As orientações foram elaboradas pelo Grupo de Trabalho de Turismo Social que integra a Câmara Temática de Turismo Responsável. A câmara é composta por 12 entidades do CNT (Conselho Nacional de Turismo) do MTur, entre elas a CNC.

“Com este seminário, a CNC pretende estabelecer sinergias que resultem em ações concretas em prol de um setor que tem muito a crescer e contribuir para a economia e o desenvolvimento social do País”, afirmou José Roberto Tadros, presidente da Confederação.

(*) Crédito da foto: Christina Bocayuva/MTur