Ao entrar no lobby tomado por 1 mil ursinhos de pelúcia, o ritual do check-in já dá o tom da estadia: três pulinhos e duas voltinhas. É assim que os pequenos hóspedes do Mundo Criamigos Gramado convidam suas famílias a mergulharem no fantástico e colorido universo das crianças. A brincadeira é parte de todos os pontos de contato da experiência de imersão do primeiro hotel temático do país dedicado ao público infantil.

“São as crianças que convidam os adultos a entrarem no mundo delas. Nossa proposta é de uma hotelaria intimista e imersiva”, conta Natiele Krassmann, proprietária do Mundo Criamigos ao lado da sócia, Veronicah Sella.

Inaugurado em 11 de julho deste ano, o hotel temático nasceu do varejo. Em outubro de 2016, a primeira loja Criamigos foi aberta, consolidando o sonho das executivas de desenvolver um negócio que gerasse um vínculo afetivo com seus clientes. “Nunca foi sobre pelúcias, mas sobre pessoas, memórias e experiências encantadoras”, continua Natiele.

Em 2017, o Criamigos se tornou uma franquia, atualmente com 74 unidades em 22 estados e no Distrito Federal. Com a chegada da pandemia, a empresa se viu obrigada a abrir mão de seu DNA analógico para se render ao digital.

“Sempre fomos analógicos propositalmente. Nossa ideia era vender emoção, contato, tato. Por isso, nosso negócio era offline. Com a pandemia, tivemos a necessidade de realizar algo no online, então, lançamos nosso site”, relembra a executiva.

Desenvolver a experiência online, contudo, não era o suficiente. Para participar do dia a dia dos pequenos clientes, o Criamigos desenvolveu uma série de desenhos animados para o YouTube com os personagens do Clubinho Criamigos. “Nosso foco é a primeira infância e, com o sucesso do desenho, veio a ideia de tirar os personagens da tela e trazê-los para o mundo real”, completa Natiele.

Natiele e Veronicah

Veronicah e Natiele são idealizadoras do empreendimento

Hotelaria como ponto de conexão

E, existe uma maneira melhor de fazer parte da vida dos clientes do que em momentos de lazer e na construção de memórias? Esse questionamento levou as executivas a considerarem o ingresso no setor hoteleiro.

“Sempre respiramos o varejo, mas vimos no turismo uma forma de proporcionar experiências memoráveis. Nascemos em Gramado, um destino com muitas atividades para as famílias, o que fazia muito sentido. Encontramos um prédio abandonado, onde antes operava uma fábrica da Ortopé, um verdadeiro tesouro no centro da cidade que merecia uma alegria”, explica Natiele.

O anúncio do hotel para o mercado veio em 2023, com a proposta de ser um empreendimento temático onde o espaço kids é a grande atração, com menus diferenciados, recreação e atividades para toda a família.

Colocar a criança como centro da experiência foi uma ideia acertada, uma vez que muitas decisões de viagens são baseadas nas preferências e necessidades dos pequenos. “O Mundo Criamigos é um hotel pensado por duas mães. Hoje, a cultura familiar tem esse comportamento de considerar a opinião das crianças. E nós estudamos essa tendência”, explica a sócia do empreendimento.

Sabendo das necessidades de famílias com crianças, o Mundo Criamigos desenvolveu diferenciais estruturais. Por exemplo, todos os andares contam com copa baby, existem estacionamentos para carrinhos de bebê e todos os banheiros contam com privadas para os pequenos.

“Pensamos em tudo que gostaríamos enquanto mães, como monitores das 9h às 22h. Nossa programação conta com atividades para toda a família, resgatando brincadeiras antigas, como jogo da forca e stop”, conta a executiva.

lobby

Lobby conta com 1 mil ursinhos

O processo de abertura

As enchentes que castigaram o Rio Grande do Sul em maio impactaram a alta temporada de inverno em Gramado e, consequentemente, a inauguração da primeira fase do Mundo Criamigos. “Estávamos com 95% da nossa operação pronta quando as chuvas aconteceram. O estado como um todo foi afetado, mas nosso público é fiel, então, optamos por manter a abertura”, diz Natiele.

Para impulsionar a marca, o hotel realizou uma série de ativações com foco no turismo rodoviário, uma vez que o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, principal porta de entrada do turismo gaúcho, estava com as atividades paralisadas.

“Ativamos nossa base de Curitiba para baixo com foco no rodoviário, oferecemos descontos e estratégias para os hóspedes gaúchos, além de divulgações para ajudar na retomada do turismo no estado. E tivemos uma surpresa positiva”, destaca a sócia do hotel.

A projeção de ocupação para o primeiro momento do empreendimento era de 40%, mas entre os meses de julho e setembro, o indicador foi de 80% — fruto do forte posicionamento hotel temático.

“A satisfação que tivemos dos clientes até aqui foi muito boa. Já temos recompra e novas reservas de pais que, no momento do check-out, marcam novas estadias antes mesmo de irem embora. Nossos feedbacks são incríveis com muitas avaliações cinco estrelas”, comemora Natiele.

Com a reabertura do terminal gaúcho, as expectativas para o Natal Luz são as melhores possíveis, já com 100% de ocupação para a semana do Natal. A diária do hotel gira em torno de R$ 1,8 mil e todas as acomodações comportam famílias inteiras, com quartos de 45 metros quadrados (m²) e uma média de 3,2 pessoas por apartamento.

Restaurante

Todos os espaços são tematizados

Começando com o pé direito

O alinhamento do hotel com o varejo também rende bons resultados. Mesmo com poucos meses de operação, cerca de 85% das vendas do Mundo Criamigos vêm de canais diretos. As mais de 70 lojas da marca funcionam como pontos de reservas para o empreendimento com vendedores comissionados.

“Inauguramos com uma base forte de clientes que já conheciam a marca desde 2016. Temos 32 suítes e isso nos beneficiou para lançar a distribuição internamente. Em setembro, tivemos 12% de recompra no check-out. Essa possibilidade de recorrência rápida nos dá muito orgulho pelo fortalecimento do Mundo Criamigos e sua atmosfera de encantamento”, avalia a executiva.

Todas as acomodações são tematizadas com os personagens do Criamigos e a programação diária dialoga com a personalidade de cada um, posicionamento que abre um grande leque de possibilidades para datas comemorativas, como o Natal, que terá um café da manhã de pijama com o Papai Noel.

“No dia 25 de dezembro, convidamos os hóspedes para um café da manhã de pijama personalizado — que será entregue para todos no momento do check-in. Acreditamos que esses detalhes fazem a diferença e cobramos isso da nossa equipe”, afirma Natiele.

Ainda em tempo do Natal Luz, o hotel abrirá as portas da segunda fase do complexo: a Oficina da Diversão. O espaço será inaugurado dia 5 de dezembro, no formato soft opening com passaportes a partir de R$ 89,90, disponíveis também para passantes.

A área conta com mais de 7 mil m² estruturados para receber crianças e adultos de todas as idades para brincarem juntos em mais de 50 atrações interativas, imersivas e sensoriais, cada uma inspirada na personalidade de cada personagem.

Com capacidade máxima simultânea de 1,5 mil pessoas, os visitantes são convidados a tirar os sapatos e vestir as meias (inclusas no passaporte) para se divertirem em seis grandes áreas com a temática do Clubinho Criamigos.

Em 2025, o Mundo Criamigos tem planos de lançar seu clube de assinatura com entrada livre para a Oficina da Diversão, descontos em hospedagens, entre outros benefícios. E, ao que tudo indica, o mercado pode esperar por mais unidades da marca em breve.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Mundo Criamigos