ABIH-RJ: festivais elevam ocupação do interior do Rio

abih rj festivaisFestival Gastronômico de Búzios começa no próximo dia 5

Está aberta a temporada de festivais no interior do Rio de Janeiro. Diversos municípios estão com programações especiais para os meses de julho e agosto, gerando expectativa positiva para a hotelaria fluminense. Segundo a ABIH-RJ, os eventos devem aumentar a ocupação hoteleira em, pelo menos, 30% no período. 

Para Alfredo Lopes, presidente da ABIH-RJ a realização de eventos e festivais é vital para os municípios do interior do estado, movimentando a hotelaria, gerando empregos e promovendo desenvolvimento toda cadeia econômica local. 

ABIH-RJ: Festivais

De 5 a 14 de julho acontece o Festival Gastronômico de Búzios. Comemorando a maioridade em sua 18ª edição, o evento reunirá mais de 80 restaurantes da cidade. Os estabelecimentos apresentam pratos especiais em versões de degustação, servidos em mesas nas calçadas em frente aos restaurantes. Devido ao festival, a hotelaria local costuma esperar ocupação de 90%.

No mesmo fim de semana, de 5 a 7 de julho, o deck do Mirante de Vassouras recebe a quarta edição do Devorart Gastro Beer. O evento, organizado pela hamburgueria Rock InTruck, oferece 12 workshops de cutelaria, queijos, fotografia, vinho, café, trufas e outros temas.

A já tradicional Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) também acontece em julho, entre os dias 10 e 14. A cidade fica tomada por pensadores, artistas e amantes da leitura em uma extensa programação de debates, palestras e performances.  

No mesmo período, 10 a 14 de julho, Friburgo sedia a 29ª edição da Fevest - Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima. Durante todo o período do evento acontecerão desfiles, palestras, performances musicais, ações tecnológicas e muito mais. Nos dias 13 e 14 (sábado e domingo), a feira estará aberta ao público no formato varejo, como um outlet imperdível. O evento acontece sempre das 13h às 20h, no Country Clube, em Nova Friburgo.

Já nos dias 12, 13, 14, e 19, 20 e 21 de julho, o resort Le Canton, em Teresópolis, será palco do festival Vinho nas Alturas. Vinícolas e distribuidores de vinhos apresentam seus rótulos na serra de Teresópolis, acompanhados de degustações dos principais restaurantes da cidade.

Por fim, a Barra da Tijuca  recebe, entre os dias 1º e 4 de agosto, o evento Sabores da Roça Downtown. Cerca de 40 pequenos produtores rurais da Região Sudeste levarão exposições e degustações de iguarias artesanais. Workshops gratuitos com renomados chefs, oficinas de horta vertical e culinária kids e atrações musicais diárias estão entre os atrativos do evento, que acontece pela segunda vez no Shopping Downtown.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/ Festival Gastrônomico de Búzios

Comentários