booking.com- pesquisaReferência de antecedência varia de país para país

Com as férias de julho se aproximando, a Booking.com divulga estudos de preferências de viajantes de todo o mundo de acordo com seus próprios dados. Desta vez, a OTA revela quais os destinos de preferência dos turistas e quando os mesmos realizam suas reservas. Segundo a pesquisa, 71% das pessoas afirmam que se previnem e organizam as viagens com antecedência.

Os países onde os turistas preferem mais flexibilidade e resolvem fazer planos de última hora são Alemanha (40%), Holanda (40%), Argentina (38%), Dinamarca (38%) e Suécia (37%). No Brasil, apenas 23% dos viajantes não se importam em se organizar próximo a data de viagem. Em contrapartida, Taiwan (89%), Hong Kong (82%), Japão (81%), China (79%) e Coréia do Sul (77%) são mais propensos a fazer planos antecipadamente.

Porém, o que significa em cima da hora? Dados mostram que a ideia de antecedência varia muito de país para país. Quando questionados em qual momento os hóspedes realizam as reservas de hospedagens, 57% afirmou fazer reservas com menos de um mês para a viagem. Outros 43% dizem resolver onde ficar com mais de um mês de antecedência. Cerca de 33% resolvem suas estadias algumas semanas antes, 16% uma semana antes, 5% na véspera e apenas 3% no próprio dia.

Já 34% dos turistas brasileiros reservam suas hospedagens com mais de um mês para a data da viagem ou algumas semanas antes. Outros 22% com uma semana de antecedência, 6% na véspera e 3% no dia da viagem.

O tempo depende muito também do destino escolhido – ou da origem do turista. Os países onde as pessoas reservam com maior antecedência costumam ser ilhas, e os viajantes com maior média de antecedência são Austrália, Nova Zelândia, Taiwan, Reino Unido e Malta.

Booking.com: outros estudos

Segundo pesquisa divulgada pela Booking.com em março deste ano, o Brasil foi o destino preferido dos brasileiros em 2018. Com motivações distintas, viagens nacionais foram prioridade no ano passado. Outro estudo apontado foi o desejo de 84% dos turistas brasileiros em ganhar algum tipo de brinde ou presente no momento do check-in.

(*) Crédito da foto: Pixabay