AccorHotels poderia comprar fatia do governo francês, de 14,3%

Matéria publicada esta manhã (4) no New York Times informa que a AccorHotels estuda comprar uma participação na Air France KLM. Especialistas ouvidos pela reportagem dizem que o objetivo da transação seria dar mais poder de fogo para a rede francesa competir com os pacotes de viagens oferecidos por OTAs. Em entrevista veiculada há pouco na agência de notícias Reuters, Delphine Geny-Stephann, secretária de Estado vinculada ao Ministério da Economia e Finanças, disse que o governo francês não se opõe ao negócio.

"O governo estaria, em princípio, aberto a ele", disse Delphine ao site financeiro Boursorama. “É, sem dúvida, um projeto industrial interessante. Cabe às empresas ver como as conversas progridem”, completou. Caixa não parece ser problema para a rede francesa, que está capitalizada. Em fevereiro, a AccorHotels confirmou a assinatura de acordos de venda de participação majoritária no capital da AccorInvest, braço imobiliário da companhia. Pelos termos do contrato, a rede hoteleira venderia inicialmente 55% da AccorInvest para Fundos Soberanos, numa transação de € 4,4 bilhões

Em nota divulgada ontem (3), a AccorHotels confirmou que está considerando a possibilidade (leia aqui). “A AccorHotels confirma ter retomado suas reflexões sobre o assunto, estando em um estágio muito inicial de avaliação da viabilidade e potenciais termos e condições que serão discutidos com a Air France KLM no devido tempo”, diz um trecho da nota. “Não há certeza de que essas iniciativas levarão a qualquer acordo ou qualquer forma de implementação. A AccorHotels informará o mercado se e quando necessário”, completa o documento.

Na abertura dos mercados na Europa hoje (4), as ações da Air France KLM subiram mais de 7%, em um sinal de que os investidores estão apostando na concretização do negócio. Em contrapartida, os papéis da rede francesa registravam queda de 4%. 

AccorHotels – Air France

A empresa veio a público se posicionar sobre a questão após o jornal francês Les Echos informar que a companhia poderia comprar parte ou a totalidade da participação de 14,3% do governo francês na Air France KLM. No passado, as duas empresas mantiveram conversas sobre o desenvolvimento de projetos em conjunto, incluindo a possibilidade de compra de uma participação minoritária na companhia aérea.

Analistas financeiros ouvidos pelo NY Times dizem que a presença do ex-presidente francês Nicolas Sarkozy no Conselho de Administração da AccorHotels poderia facilitar o negócio.

Citando fontes não identificadas, os Les Echos publicou que o governo francês estuda três possibilidades. A primeira seria vender toda a sua participação para a AccorHotels. A segunda seria negociar parte das ações, o que permitiria à administração de Emmanuel Macron manter alguma influência na Air France KLM.

A terceira alternativa seria trocar a participação do governo na Air France KLM por uma fatia na AccorHotels. A medida, segundo o jornal francês, seria consistente com o desejo de Macron de ser influente nas empresas "campeãs nacionais". Além disso, com o Estado francês detendo uma participação na rede hoteleira, possíveis ofertas estrangeiras na companhia seriam afastadas. 

Hoje, o grupo chinês Jin Jiang é o maior acionista da AccorHotels, com uma participação de 12% do capital da empresa. Qatar Investment Authority e o governo saudita detêm 10% e 5,7%, respectivamente. "O Estado francês terá participação sobre quaisquer acordo e negociações estratégicas por conta do seu papel de acionista", comentou Delphine, em referência aos 14,3% que o Estado detém na Air France KLM.

Para ler o conteúdo original do New York Times, clique aqui. Já a reportagem sobre a declaração do governo francês pode ser lida aqui

(*) Crédito da foto: skeeze/Pixabay