Eduardo Giestas - Atlantica HotelsGiestas: alta da diária média contribuiu decisivamente ao resultado de 2017

A Atlantica Hotels divulgou hoje (08) os resultados financeiros da empresa no ano passado. Em comunicado, a rede informou que faturou R$ 635 milhões, crescimento nominal de 3% em relação ano anterior. Descontada a inflação de 2,95% no período, a receita da empresa ficou estagnada, mesmo com a adição de 15 empreendimentos ao portfólio de hotéis.

Segundo a empresa, a retomada na diária média no último trimestre e o sucessivo crescimento da ocupação ao longo do ano foram decisivos para o resultado, considerado positivo se comparado ao desempenho do setor como um tudo. Ainda assim, o primeiro indicador fechou em queda (-4%), enquanto o segundo índice teve incremento de seis pontos percentuais ante 2016. Já o RevPar (receita por quarto disponível) cresceu 3% em relação a 2016.

“Em um cenário de economia em recuperação, somado ao movimento de recuo do valor da diária média no mercado, alavancar a taxa de ocupação era vital para voltarmos a crescer”, afirma Eduardo Giestas, presidente e CEO da Atlantica Hotels.

Atlantica Hotels: expansão

Em 2017, a Atlantica Hotels adicionou 15 hotéis ao seu portfólio, que, juntos, representam a oferta de mais de 2,3 mil apartamentos. Desses, quatro foram por meio de conversões, sendo três no Rio de Janeiro e um em Belém.

Além disso, a rede desembarcou em seis novos destinos: Guarulhos (SP), Niterói (RJ), Pindamonhangaba (SP), Santo André (SP), Mogi Guaçu (SP) e Jacareí (SP). Dessa forma, a companhia chegou a 95 hotéis em operação no Brasil, distribuídos em 43 praças, com a oferta de mais de 15,5 mil apartamentos.

Em relação a 2018, Giestas está otimista em obter um resultado financeiro sensivelmente melhor. “Nosso objetivo é ultrapassar a barreira dos dois dígitos de crescimento em receita, chegando a 15% frente ao ano passado, e 25% em GOP (Lucro Operacional Bruto)”, comenta o CEO da Atlantica Hotels. “Faremos isso mantendo constante melhora de performance dos nossos hotéis atuais, com uma série de iniciativas e projetos que auxiliarão na retomada da diária média e da ocupação”, acrescenta. 

Ao detalhar a expansão do portfólio para 2018, Giestas explica que a meta é incluir de 17 a 22 empreendimentos na oferta de hotéis da rede. Segundo o executivo, 15 já estão com contrato assinado e, desses, 13 em fase pré-operacional. “Além disso, temos alguns empreendimentos em fase final de negociação e novas oportunidades de conversão já mapeadas para este ano”, conclui.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Atlantica Hotels