Aviva - Heber Garrido, Flavia Possani e Humberto FavaroGarrido, Flávia e Favari: equipe focada e estratégia acertada explicam resultado

Meses de planejamento, equipe multidisciplinar engajada, war room montada e uma meta (ousada) pela frente. Esse roteiro, apoiado por uma estratégia omnichannel, foi responsável pelos R$ 37 milhões obtidos pela Aviva na Black Friday tanto em Rio Quente, quanto na Costa do Sauípe. Mais do que recorde, o resultado superou em R$ 11 milhões (+42,3%) o valor alvo traçado para a ação comercial, sendo ainda 131% superior a 2018 (R$ 16 milhões).

“Resultado muito simbólico para a companhia, ainda mais por ser tratar de apenas dois destinos”, comentou Heber Garrido, diretor de Experiência Marketing e Vendas da Aviva. “Fizemos ativações de marketing em vários ambientes e canais, montando uma campanha bastante abrangente nas ofertas, envolvendo aérea, ingressos do Hot Park e até nos shoppings situados em nossos destinos”, acrescenta Flávia Possani, gerente de Marketing da Aviva.

Com sua fala, a executiva mostrou a estratégia traçada para a campanha, que não se limitou a ofertas de hospedagem. “Partimos do princípio que tinha que ser 360º, com distribuição e presença em vários canais”, comentou Flávia. “Agregamos valor aos produtos, ofertando descontos nos ingressos, nas lojas nos destinos e até no A&B. Ou seja, quem estava hospedada também vivenciou a Black Friday”, completou Humberto Favari, Head de Marketing Digital e DBM da Aviva.

Repetindo a estratégia do ano passado, a Aviva abriu um pré-cadastro antes da ação comercial, que foi realizada de 18 de novembro a 2 de dezembro. “Tivemos também uma Cyber Monday. No geral, os descontos eram de até 45% incluindo aéreo, mas quem fez o pré-cadastro teve ofertas ainda mais agressivas”, revela Favari. “Em 2018, tivemos pouco mais de 40 mil inscritos, número que aumentou para 140 mil este ano”, complementou Flávia.

Aviva: perfil do público e campanha do bem

Segundo Garrido, São Paulo (capital) liderou a demanda pelos produtos ofertados na Black Friday (veja o que outras empresas fizeram na data). “Para Rio Quente houve uma forte procura regional também. Já o Rio de Janeiro foi um mercado relevante para as vendas na Costa do Sauípe”, comentou. “O melhor é que obtivemos esse excelente resultado sem necessariamente fazer um grande crescimento de verba de marketing, que subiu 30% em relação ao ano passado”, celebrou.

Números da Campanha de Black Friday

  • R$ 37 milhões em vendas totais em 2019
  • R$ 16 milhões em vendas totais em 2018
  • 30% das vendas em canais diretos
  • 20% da demanda ainda pra 2019
  • 18% da demanda para janeiro
  • Restante para temporada 2020
  • Ativações multicanais: influenciadores, redes sociais, search, grande portais (banners) e in loco

O lado social não ficou de fora da estratégia comercial traçada pela Aviva. A empresa destinou R$ 30 de cada reserva direta para duas instituições apoiadas em seus dois destinos. Na Bahia, a entidade beneficiada foi o Instituto Berimbau, enquanto o Lar Batista foi o agraciado em Goiás. “São duas instituições voltadas a projetos educacionais. No total, levantamos R$ 85 mil para repassar a eles igualmente”, finaliza Garrido.

(*) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News