BC - boletim Focus semana de dezembroExpectativa para o PIB em 2020 teve leve alta na última pesquisa do ano

Com as baias perspectivas macroeconômicas, o mercado financeiro reviu suas projeções para a economia brasileira. Segundo a pesquisa Focus, indicadores como PIB (Produto Interno Bruto) e inflação subiram frente ao levantamento anterior. Realizada semanal pelo BC (Banco Central), o levantamento ouve quase uma centena de economistas.

Para o crescimento da atividade econômica do país, a estimativa para 2019 passou a 1,16%, frente a 1,12% na semana anterior. Para 2020, segundo os economistas ouvidos pelo BC, a expectativa é de expansão de 2,28%, ante 2,25% na última medição.

BC: inflação e Selic

A pesquisa apontou que a expectativa para a alta do IPCA em 2019 passou a 3,98%, ante 3,86% na semana anterior. Uma semana antes, a inflação projetada era de 3,52%, o que indica aceleração no indicador. Já a previsão para 2020 permanece em 3,60%. 

A Focus mostrou ainda que a taxa básica de juros deve encerrar 2020 a 4,5%, patamar definido na última reunião do ano – nova mínima histórica. A autoridade monetária indicou cautela em relação aos juros daqui para a frente em meio a uma retomada econômica com mais ímpeto.

(*) Crédito da foto: ASSY/Pixabay